Sociedade | 25-06-2017 12:04

Doentes enviados para Lisboa por falta de oftalmologistas no Hospital de Santarém

Doentes enviados para Lisboa por falta de oftalmologistas no Hospital de Santarém

João Quaresma foi um dos doentes transferidos por ter uma simples conjuntivite.

A falta de médicos oftalmologistas no Hospital Distrital de Santarém está a fazer com que pessoas com simples conjuntivites sejam transferidas de ambulância para o Hospital de São José, a unidade de saúde de referência em Lisboa para situações desta área. O hospital ribatejano já tentou por diversas vezes contratar oftalmologistas mas não consegue colmatar a carência destes especialistas, o que leva a que durante a noite e em alguns períodos da semana não esteja disponível esta especialidade nas urgências.

Na sexta-feira, 16 de Junho, duas pessoas foram transportadas com conjuntivites de Santarém para Lisboa, como aconteceu com João Quaresma, de Alcanhões, que fez a viagem a expensas do Estado para lhe serem receitadas umas gotas.

João Quaresma, 18 anos, apareceu com um olho inflamado e no dia seguinte o estudante da Escola Ginestal Machado, após as aulas, decidiu ir às urgências do hospital. Foi atendido na ala cirúrgica e o médico enviou-o para o hospital de Lisboa. Na viatura dos bombeiros o jovem foi com mais quatro pessoas que também não resolveram os seus problemas por nessa sexta-feira não haver médico de oftalmologia. O administrador do Hospital de Santarém, José Josué, salienta que o médico das urgências decidiu fazer a transferência por uma razão de segurança. “O médico teve dúvidas sobre a situação clínica e como não havia especialistas teve a preocupação de fazer o melhor pelo jovem”, sublinha.

O jovem podia ter evitado uma deslocação ao Lisboa mas não critica a actuação, até porque, refere, não teve de esperar muito tempo e em Lisboa foi atendido rapidamente. Com as gotas o jovem na segunda-feira, três dias depois de ter ido ao hospital, já não apresentava sinais visíveis da inflamação da conjuntiva (o branco dos olhos).

* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo