Sociedade | 25-06-2017 10:03

“Toda a minha vida foi no campo com os animais”

“Toda a minha vida foi no campo com os animais”

Gabriel Lopes da Silva foi o campino escolhido este ano pela Comissão da Picaria da Festa da Amizade e da Sardinha Assada de Benavente para ser homenageado.

Gabriel Lopes da Silva, 45 anos, foi o campino escolhido este ano pela Comissão da Picaria da Festa da Amizade e da Sardinha Assada de Benavente para ser homenageado pelo trabalho que tem desenvolvido ao longo dos anos a cuidar do gado em terras ribatejanas. A cerimónia decorreu este sábado, 24 de Junho.

A Herdade da Sesmaria Nova tem 350 hectares e Gabriel Lopes da Silva, de 45 anos, conhece-a como as palmas das mãos. Há 10 anos que é o responsável máximo pela propriedade e pelos animais que nela vivem, actualmente perto de 500 cabeças de gado. Foi contratado pelo dono da herdade, Carlos Ferreira, e trabalha lá ao mesmo tempo que, com os irmãos, continua a manter a propriedade que herdou do pai, o antigo ganadeiro Manuel José da Úrsula, depois de ele falecer.

Foi também do pai e de um avô que herdou o gosto por lidar com toiros, vacas, cabrestos e cavalos. “Costumo dizer que fui feito, nascido e criado neste meio. Assim que saía de casa estava logo a lidar com animais na casa agrícola do meu pai… E foi até agora. Nunca fiz outra coisa, toda a minha vida foi o campo e os animais. E todas as partes são boas para quem gosta disto” contou.

Gabriel nasceu a 2 de Janeiro de 1972 na Chamusca, filho de Manuel José da Úrsula e de Hermínia Lopes Porfírio, mas a família mudou-se para Santo Estêvão, concelho de Benavente, dois dias depois de ele nascer. O pai faleceu entretanto, mas ainda tem vivos os três irmãos mais velhos: António Manuel, que trabalha há 22 anos na Herdade de Camarate, e José Custódio e Joaquim José, que trabalham juntos na Companhia nas Lezírias.

* Entrevista completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo