Sociedade | 30-06-2017 16:30

Abrantes com mais duas Zonas de Intervenção Florestal

ZIF de Rio Torto e da Charneca de Abrantes foram validadas pelo ICNF.

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) aprovou a criação das Zonas de Intervenção Florestal (ZIF) de Rio Torto e da Charneca de Abrantes, o que leva a que o concelho de Abrantes passe a ficar abrangido quase na totalidade por esse modelo de gestão florestal.

Segundo informação da Câmara de Abrantes, a ZIF de Rio Torto envolve uma área de 21.731 hectares nas freguesias de Bemposta, Tramagal e União de Freguesias de S. Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo.

Relativamente à ZIF Charneca de Abrantes, contempla uma área de 21.784 hectares, abrangendo vários prédios rústicos das freguesias de Alvega e Concavada, Pego, São Facundo e Vale das Mós e ainda da freguesia de Ortiga, já no concelho vizinho de concelho de Mação.

A gestão das duas ZIF ficará a cargo da Associação de Agricultores dos Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação. “Tal como aconteceu com a formação da ZIF de Aldeia do Mato, uma das primeiras constituídas em Portugal sendo considerada um exemplo de ordenamento da floresta, a criação destas duas áreas partiu de grupos organizados de proprietários ou produtores florestais”, explica o municío de Abrantes.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo