Sociedade | 02-07-2017 18:10

Controlar a diabetes é o mesmo que lavar os dentes diariamente

Controlar a diabetes é o mesmo que lavar os dentes diariamente

Selecção vai participar no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes. Grupo integra alguns elementos da região.

E porque não criar uma equipa de futsal portuguesa composta por jogadores com diabetes que possa participar no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes? Foi assim que surgiu o projecto DiabPT United, uma equipa de futsal que conta já com quase 30 elementos pertencentes ao Núcleo Jovem da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (NJA) e à Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) e que irá participar, pela quinta vez consecutiva, no DiaEuro 2017, um campeonato internacional dedicado às pessoas com diabetes que este ano decorrerá de 16 a 23 de Julho em Bucareste, na Roménia.

Partilha, trabalho em equipa e a boa disposição são adjectivos que melhor qualificam esta equipa portuguesa de futsal que tem jogadores de Santarém, de Águeda, do Porto, de Mirandela, de Peniche, de Lisboa, de Évora, de Viana do Alentejo e de Loulé e em que o jogador mais novo tem 19 anos e o membro mais velho tem 48 anos. Recentemente estagiou em Santarém, a preparar a competição.

Jorge Vieira, de 29 anos, natural de Alcanede (concelho de Santarém), é diabético desde os cinco anos e não tem dúvidas em afirmar que a diabetes nunca foi uma limitação para ele. Não sabe se vai ser um dos convocados para ir ao campeonato europeu e representar as cores das quinas, mas a vontade é muita de ir representar o país e demonstrar que a diabetes “não nos impede de nada nesta vida”. A trabalhar em Rio Maior e a residir em Alcanede, Jorge conta que todos os domingos o seu ritual matinal é sempre o mesmo, levantando-se às sete horas da manhã para ir treinar com os seus colegas no Seixal, distrito de Setúbal.

* Reportagem completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Dançarinas ribatejanas entre as melhores da Europa
    Foto do Dia
    As atletas do Coreo Dance Project, de Benavente, e da ODAC - Oficina de Artes de Coruche alcançaram o quarto lugar na grande final europeia de dança, realizada no Palácio de Congressos de Paris. As atletas têm entre os 7 e os 24 anos e para a responsável do grupo, Marta Salsinha, foi “uma experiência incrível” poder competir com os maiores e melhores bailarinos e coreógrafos da Europa. Uma prestação que deixa orgulhosos os atletas mas também as localidades de Benavente e Coruche. Na comitiva, além dos 25 bailarinos, seguiram também pais e amigos dos atletas. Entretanto, Marta Salsinha está entre os oito nomeados para a categoria de melhor coreógrafo de estilo livre e contemporâneo de 2017, nos Prémios Internacionais Duende que distinguem o que de melhor se faz na dança em Portugal, Espanha, Gibraltar e França.
    Foto do Dia | 24-09-2017

    Edição Semanal

    Edição nº 1317
    21-09-2017
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1317
    20-09-2017
    Capa Médio Tejo