Sociedade | 02-07-2017 16:18

“Rituais de Bravura” é um livro para se aprender a gostar de forcados e toiros

“Rituais de Bravura” é um livro para se aprender a gostar de forcados e toiros

Obra celebra os 85 anos do grupo de Forcados Amadores de VFX.

“Este livro é mais para as pessoas que não gostam de forcados e toiros do que para as que gostam”, resumiu Nuno Moura, autor da obra “Rituais de Bravura”, apresentada na véspera do arranque da 85ª edição do Colete Encarnado.

A sessão de apresentação do livro decorreu no espaço no antigo restaurante “Redondel”, na Praça de Toiros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira, local que o presidente da câmara, Alberto Mesquita, considerou “muitíssimo simbólico” e que quer que passe a ser usado para mais tertúlias, colóquios e eventos ligados à tauromaquia.

Nuno Moura é o fotógrafo das imagens a preto e branco que preenchem as páginas do livro e já venceu em Vila Franca de Xira o prémio da Bienal de Fotografia. Começou a fotografar o grupo de forcados, encabeçado por Ricardo Castelo, há perto de oito anos, nas várias vezes em que veio à cidade acompanhado de amigos, colegas de profissão e curiosos do mundo da tauromaquia, e deixou uma memória que o marcou:

“Uma vez vim acompanhado de um casal de cirurgiões plásticos brasileiros. Ele tinha imensa curiosidade pela festa brava e ela vinha com um daqueles ódios que se ganham por arrasto, que também são frequentes na sociedade portuguesa. Passámos o dia em Vila Franca de Xira, assistimos a uma corrida e no fim a cirurgiã disse-me: ‘Provavelmente não voltarei a nenhuma corrida de toiros, mas também nunca mais direi mal da tauromaquia’”.

* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo