Sociedade | 08-08-2017 15:06

Pedalar de Abrantes a Gibraltar para apoiar vítimas do fogo de Pedrógão Grande

Pedalar de Abrantes a Gibraltar para apoiar vítimas do fogo de Pedrógão Grande
SOLIDARIEDADE

Amigos idealizaram iniciativa solidária e conseguiram recolher mais de 11 mil euros.

Daniel Simões, 46 anos, e Nuno Gomes, 45 anos, lançaram o desafio a si mesmos de fazerem a ligação Abrantes-Gibraltar em bicicletas de BTT em 24 horas, com o objectivo de venderem de forma simbólica, por 10 euros, cada quilómetro percorrido por cada um, tentando juntar cerca de 11.100 euros para ajudar as vítimas do incêndio de Pedrógão Grande. A aventura começou na Praça Raimundo José Soares, em Abrantes, à meia-noite do dia 27 de Julho e terminou 23 horas e 37 minutos depois nesse enclave britânico situado no sul de Espanha.

Habituados a percorrer grandes distâncias em BTT, Daniel Simões e Nuno Gomes decidiram fazer a ligação Abrantes-Gibraltar em 24 horas acrescentando uma dimensão solidária a essa ideia. Ao terem conhecimento dos incêndios que deflagravam em Pedrogão Grande foi unânime a escolha da causa.

Quanto à organização da viagem, Daniel Simões ficou responsável pelo planeamento e pelas contas, embora Nuno Gomes seja o professor de matemática, Jorge Bairrão foi o responsável pela logística e tratou de assegurar que em cada uma das 6 paragens os dois atletas tivessem tudo o que era necessário. No carro de apoio iam José Barroso, José Martinho Gaspar e Pedro Costa assegurando a divulgação da viagem, inclusive em tempo real.

Nuno Gomes explicou que escolheram ir para Gibraltar num só dia porque passariam por três países, dando à sua iniciativa o lema “1 dia, 2 ciclistas, 3 países”. Afirmam que a maior dificuldade sentida foi cumprir o prazo estipulado. Conseguiram alcançar o seu objectivo, entrando em Gibraltar às 23h37 e angariaram para Pedrogão Grande a quantia de 11.110 euros com a venda simbólica dos 555 quilómetros de cada ciclista. Os donativos foram feitos através de transferência bancária, no caso de empresas ou quantias maiores, ou de dádivas feitas ao longo do trajecto. O montante total foi entregue em Pedrígão Grande no dia 30 de Julho.


Além disso, os jovens conseguiram juntar mais 720 euros com a venda de camisolas ligadas ao projecto que foram entregues aos Bombeiros de Abrantes.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo