Sociedade | 11-08-2017 17:38

Acidente com avião que combatia fogo em Abrantes

Acidente com avião que combatia fogo em Abrantes
Foto ilustrativa

Não há feridos a registar.

Um avião médio anfíbio que combatia o incêndio em Abrantes embateu na tarde desta sexta-feira, 11 de Agosto, nas linhas de transporte de electricidade, na zona de Braçal, tendo feito uma aterragem de emergência e ficado inoperacional, disse fonte da Protecção Civil.

"Cerca das 14h00, uma das aeronaves integradas na operação de combate ao incêndio de Abrantes, um avião médio anfíbio Fire Boss, embateu nos fios de electricidade na zona do Braçal e teve de efectuar uma aterragem de emergência em Proença-a-Nova, tendo ficado com danos que a tornaram inoperacional", disse Patrícia Gaspar, adjunta nacional de operações da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

"Não há feridos a registar e estamos a efectuar diligências para substituir esta aeronave no teatro de operações. Um helicóptero também perdeu hoje o balde de transporte de água mas não sofreu danos e continua a operar", acrescentou.

O incêndio de Abrantes "continua activo, com uma frente, e, comparando com o dia de ontem (quinta-feira), tem o teatro de operações mais estabilizado e sem situações críticas em curso", avançou Patrícia Gaspar, tendo afirmado ser "muito difícil" perspectivar a conclusão deste incêndio.

Segundo a porta-voz da ANPC, "as principais dificuldades no terreno prendem-se com o muito calor, vento e reactivações, que estão a conseguir ser combatidas pelo dispositivo" presente no local, tendo identificado as localidades de "Braçal, Ribeira da Brunheta, Medroa, Aldeia do Mato e Pucariça" como sendo os locais das reactivações das chamas.

O incêndio em Abrantes está activo desde quarta-feira e, cerca das 17h00, estava a ser combatido por 660 operacionais, 215 viaturas e 9 meios aéreos, segundo aquela responsável.

O fogo está a causar o corte de várias estradas na zona, nomeadamente a Estrada Nacional (EN) 3, a EN 358, a Estrada Municipal (EM) 544 e a EM 1212-1.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo