Sociedade | 16-08-2017 23:26

Bombeiros de Castanheira do Ribatejo precisam de mais voluntários

Bombeiros de Castanheira do Ribatejo precisam de mais voluntários

Corporação precisa de mais pessoal, dinheiro e meios técnicos.

A Associação de Bombeiros Voluntários da Castanheira do Ribatejo tem cerca de 40 bombeiros, 12 deles empregados e os restantes voluntários, mas muitas vezes não chegam para as encomendas. Este Verão tem sido anormal a nível de fogos florestais e a corporação já teve de ajudar outras nos incêndios da Ota e Abrantes e também recebeu ajuda de grupos de fora quando os fogos aconteceram mais perto de casa, porque a equipa com que conta não chega. “Ainda no sábado tínhamos as ambulâncias todas fora em serviço, tivemos um problema e teve de vir uma ambulância de Vila Franca de Xira ajudar”, conta Virgílio Anágua, presidente dos Bombeiros.

O problema está no facto de que nem todos os que querem podem ser bombeiros: “Hoje para se ser bombeiro tem de se ter o 12º ano. Quem só tem o 9º ano pode entrar se quiser, mas depois para ir às formações obrigatórias tem de ter o 12º ano, e como não pode frequentá-las, não passa da mesma posição. As pessoas podem andar a estagiar connosco se for preciso um, dois, três anos e depois fartam-se porque não conseguem ir para a frente e acaba-se por não conseguirmos manter os estagiários”. A cada ano, a corporação conta com um ou dois novos estagiários que quase nunca consegue manter após o final do estágio.

A solução? Para o presidente, seria a criação de um curso profissional para bombeiros, transformado num estágio dentro da corporação que durasse dois a três anos e que no final concedesse equivalência ao 12º ano. Virgílio alertou que são vários os familiares de membros da corporação que gostavam de se juntar a ela e que por não terem acabado o ensino obrigatório se vêem excluídos. 

Falta de fundos é o outro principal problema
O presidente lamenta também que muitos sócios não paguem a quota mensal de 1,5 euros. “Temos 1.200 sócios e se agora 250 pagarem já é dar o número por cima”. A associação vai promover uma campanha de angariação de sócios, porque, como acusou Virgílio Anágua, “muitas pessoas só se lembram dos bombeiros quando precisam e depois parece que passam ao lado”.

Outro dos maiores problemas é a falta de fundos para a manutenção dos veículos: “Hoje é preciso uma bateria, amanhã é uma bomba do gasóleo, no outro dia outra coisa. Temos alguns carros novos, é verdade, mas tanto esses como os antigos andam muito e a manutenção é complicada”.
Avisa, no entanto, que a cooperação da Câmara de Vila Franca de Xira é essencial: “A câmara tem-nos ajudado muito e às outras corporações do concelho. Ainda podia ajudar mais um bocadinho, mas aquilo que dá já é muito bom “. O ano passado doou à corporação uma ambulância ganha ao abrigo do Orçamento Participativo e até ao final do ano vai entregar mais um novo veículo de apoio logístico.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo