Sociedade | 16-08-2017 23:26

Câmara de Coruche reforça lombas no Bairro da Areia para diminuir acidentes

Câmara de Coruche reforça lombas no Bairro da Areia para diminuir acidentes
SEGURANÇA

Moradores reclamam medidas em ponto negro de sinistralidade rodoviária

A fim de ordenar o trânsito e reduzir o perigo de acidentes, a Câmara Municipal de Coruche vai mandar colocar novas lombas junto ao cruzamento da rua do Riba Falcão e da estrada da Lamarosa, no Bairro da Areia, arredores de Coruche. Um cruzamento que já conta, desde 2005, com sinalização semafórica e, desde 2011, com lombas de redução de velocidade mas que continua a ser um ponto negro de sinistralidade rodoviária. A garantia foi dada pelo presidente do município, Francisco Oliveira (PS), na última reunião de câmara.


Tanto os moradores como os comerciantes acreditam que estas duas lombas, nos dois sentidos da rua, irão prevenir muitos acidentes. O problema, dizem, é o limite de velocidade que não é respeitado por boa parte dos condutores mesmo com os semáforos e com as lombas de redução de velocidade já existentes. “Muitos camionistas nem sequer param no sinal vermelho”, conta Marcolino Cabaço, residente no Bairro da Areia há 20 anos.
Os momentos piores, confessa, são entre as 6h30 e as 9h00, na hora de ponta, em que passa por ali muita gente que segue para o trabalho e muitos estudantes a caminho da escola que se situa na zona, e também quando os semáforos estão intermitentes. “Aí ninguém respeita a regra da prioridade”, admite o comerciante.


José Veríssimo, morador há 60 anos na rua e proprietário do Café Zé da Volta, junto ao cruzamento, conta que já morreram sete pessoas à sua porta. “A última foi um jovem de 19 anos que ia numa mota, há cerca de duas semanas. O veículo não respeitou a prioridade e embateu na roda de trás da mota. O resultado foi este. Eu fui o primeiro a dirigir-me ao rapaz e, pelo estado dele, vi logo que não ia resistir”.


Marcolino Cabaço dá mais uma achega: “Ali o que não falta é sustos. Ainda há pouco tempo ia a passar e um veículo que estava no sentido contrário virou sem esperar que eu passasse. Foi por pouco que não ficava ali”.
Já não é a primeira vez que os moradores e comerciantes daquela rua vão a uma reunião de câmara apresentar a situação mas, confessam, “continua tudo na mesma”. “Esperamos que seja desta vez que coloquem as lombas, como já colocaram na Rua Riba Falcão que vem desembocar nesta”, refere José Veríssimo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo