Sociedade | 17-08-2017 11:41

Centenas de deslocados devido ao fogo de Mação

Centenas de deslocados devido ao fogo de Mação

81 deslocados em Mação, 24 em Abrantes e 28 no Sardoal, concelhos para onde o incêndio já se estendeu.

Centenas de pessoas tiveram de ser deslocadas das suas casas devido ao incêndio de Mação, em Santarém, para o qual vão ser hoje mobilizados todos os meios aéreos disponíveis, anunciou hoje a Protecção Civil.

De acordo com a adjunta de operações da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar, há 81 deslocados em Mação, 24 em Abrantes e 28 no Sardoal, os concelhos para onde o incêndio já se estendeu.

Patrícia Gaspar disse que este é o incêndio que “mais preocupa, que deu muito trabalho e que está a dar muito trabalho”.

“Temos em mãos uma operação de protecção civil já com alguma complexidade. O incêndio neste momento apresenta várias frentes activas. Tem tido um comportamento muito complexo. [Os operacionais enfrentam] uma situação toda ela difícil em termos de combate, a meteorologia não favoreceu o que foi a evolução do incêndio, pelo contrário, propiciou o desenvolvimento deste incêndio”, disse a responsável.

Relativamente aos meios aéreos Patrícia Gaspar disse que à exceção de dois aviões que permanecem no combate às chamas em Vila Real e de onde não podem ser deslocado para não desguarnecer a região no norte do país, todos ou restante meios aéreos vão ser mobilizados para o incêndio de Mação.

Questionada sobre as críticas do autarca de Mação, Vasco Estrela, que questionou o número de meios deslocados para o combate às chamas na região, Patrícia Gaspar disse que já na quarta-feira tinham sido alocados a este fogo todos os meios aéreos disponíveis.

“Temos todos os meios aéreos mobilizados para este teatro de operações. Foi já o que aconteceu no dia de ontem [quarta-feira]. Ontem [quarta-feira] foram reforçados os meios terrestres neste incêndio. Temos 15 grupos de reforço portugueses, mais os três módulos de Espanha”, disse a adjunta de operações da Proteção Civil.

O último balanço contabiliza um total de 86 feridos, sete dos quais graves, mas que não correm risco de vida, estando numa situação estável, indicou Patrícia Gaspar.

O fogo de Mação mantém cortada a estrada nacional 244-3 entre Louriceira e Serra.

Patrícia Gaspar disse ainda que estão activos o plano distrital de emergência de protecção civil de Santarém e os planos municipais de Ferreira do Zêzere, Vila de Rei, Castelo Branco e Fundão.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo