Sociedade | 23-08-2017 23:36

Festival da Sopa de Pedra arranca hoje em Almeirim

Festival da Sopa de Pedra arranca hoje em Almeirim

Iniciativa da Confraria Gastronómica que trabalha para evitar desaparecimento de produtos típicos locais

O Festival da Sopa de Pedra e do Petisco começa esta quarta-feira, às 19h00, no Parque das Tílias, junto à praça de touros, em Almeirim. O festival de divulgação da gastronomia local decorre até dia 3 de Setembro.

O grão-mestre da confraria, Rui Figueiredo, revela a O MIRANTE que nesta quinta edição a novidade será o facto de a corrida Al Color Night Run, no dia 2 de Setembro, terminar no recinto do certame. A organização decidiu ainda melhorar o espaço e as condições dos expositores, investindo em tendas.

Rui Figueiredo realça que a constituição da confraria, em 14 de Maio de 2004, veio permitir que certos produtos típicos não desaparecessem. Um exemplo é o bolo finto de Almeirim que estava “praticamente esquecido”. “Nós só o conseguimos encontrar já em Paço dos Negros, entre as pessoas mais velhas. Estava mesmo quase a desaparecer a receita”, conta.

Apesar de a sopa de pedra ser algo impossível de se desassociar de Almeirim, a confraria continua a apostar na promoção da caldeirada de bacalhau à moda de Almeirim, “um prato que não existe em mais lado nenhum a não ser em Almeirim”, segundo o grão-mestre.

Rui Figueiredo recorda que Almeirim é dos principais pólos gastronómicos do país, quer pela dimensão do número de restaurantes, quer pela sua “centralidade, que faz com que pessoas venham tomar uma refeição em Almeirim”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo