Sociedade | 28-08-2017 13:40

Situação de seca extrema em localidades de Torres Novas obriga a poupança de água

Situação de seca extrema em localidades de Torres Novas obriga a poupança de água

O município esclarece que se deve evitar a má utilização do recurso natural, por isso, as regas são sempre efetuadas entre as 21h00 e as 08h00.

A situação de seca extrema leva a que tenha sido lançado um apelo para a moderação de consumos de água em localidade do concelho de Torres Novas. A empresa intermunicipal de abastecimento, Águas do Ribatejo, pede aos consumidores que tenham contenção no uso da água. O Município de Torres Novas refere que a situação é mais preocupante nas zonas de Alqueidão, Zibreira e Casal João Dias (Videla, Zibreira, Liteiros, Pedrogão e Adofreire). Nestas zonas estão estão condicionadas as regas de espaços verdes. Nomeadamente em Liteiros, rotunda da Videla e espaços verdes no largo junto à Igreja de Zibreira.

O município esclarece que se deve evitar a má utilização do recurso natural, por isso, as regas são sempre efetuadas durante a noite, no período compreendido entre as 21h00 e as 08h00h. Altura em que as temperaturas já não são tão elevadas e consequentemente há uma redução nas perdas por evaporação. Existem, no entanto, algumas situações pontuais em que, devido a avarias do sistema automático, as regas são efetuadas manualmente e só nesses casos ocorrem durante o dia. Há uma rega na rotunda Torres Novas Sul que é feita a meio da manhã tendo sido já solicitado à empresa que gere a sua manutenção que corte essa rega.

Quanto ao desperdício de água que ocorre aquando da rega dos espaços relvados da cidade, sobretudo dos separadores centrais de várias avenidas da cidade e das várias rotundas, há determinadas situações que são incontroláveis. Basta um minuto de rega com vento e a água vai para o asfalto sendo quase impossível regar uma rotunda sem que haja perda de água para o asfalto. O Município de Torres Novas sublinha que as medidas adoptadas são as mais adequadas a esta altura do ano, sendo justificável duas regas durante a noite, o que permite evitar que os relvados entrem em carência hídrica e fiquem secos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo