Sociedade | 31-08-2017 12:00

A Rua do Grilo era a “Baixa” de Samora Correia

A Rua do Grilo era a “Baixa” de Samora Correia

Era na Rua do Grilo que se encontrava tanto os bens do dia-a-dia da mercearia ou talho, como os bens especiais que só se compravam de vez em quando

Tiraram-lhe o nome e deram-lhe outro mas não lhe tiraram a identidade. E ainda há muitos samorenses que se recusam a chamar-lhe Rua da Associação Comercial de Lisboa. Para eles, será sempre a Rua do Grilo. Era a mais emblemática, a mais viva, o centro do comércio, das festas, das cerimónias e da moda da freguesia ao longo das décadas do século XX.

A Rua do Grilo fazia a ligação entre a Avenida O Século e a Praça da República, que ainda é a praça mais importante de Samora Correia. “A praça está entre o Palácio do Infantado, onde antigamente estava instalada a Companhia das Lezírias, que detinha todas as propriedades de Samora e representava o poder político, e a Igreja Matriz, que é o poder religioso. Era a Praça mais importante, o centro de tudo, e a Rua do Grilo era a via que levava até lá e para fora de lá”, explicou Joaquim Salvador, responsável das exposições do Palácio do Infantado.

Era na Rua do Grilo que se encontrava tanto os bens do dia-a-dia da mercearia ou talho, como os bens especiais que só se compravam de vez em quando: um pano de lençol para bordar nas noites de Inverno, um veludo para um vestido ou um par de sapatos. Era lá que havia a mercearia fina do Larato, a loja do Zé Carteiro, a mercearia e taberna do Laranjeiro, os tecidos do Laurentino, a barbearia do João Barbeiro, a Relojoaria Manata ou a pensão da Miquelina.

Os proprietários tinham as casas nas traseiras dos edifícios das lojas, que tinham quase todos apenas o rés-do-chão, porque apenas os mais endinheirados podiam dar-se ao luxo de terem dois pisos. “E em 1755 já existia a Rua do Grilo, já é referida nas “Memórias Paroquiais”, conta Joaquim Salvador, que levou a cabo uma pesquisa exaustiva, com a ajuda de Cristina Gonçalves para montar a exposição.

Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE AQUI

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo