Sociedade | 15-09-2017

Câmara municipal faz boa pinga em Vila Franca de Xira

Se já esteve na noite da sardinha assada do Colete Encarnado, por exemplo, saiba que todo o tinto oferecido foi criado nesta adega.

É na Quinta da Subserra, em Alhandra, que todos os anos a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira produz milhares de litros de vinho branco e tinto, que tem como destino as festas da região outras cerimónias oficiais.

É um dos poucos municípios do país que o faz e é também uma forma de aproveitar os seis hectares de vinha de que é proprietário.

Este ano, a produção aumentou para o dobro passando a 20 mil litros.

Quando os seis hectares estiverem a produzir em pleno estima-se que possam gerar 50 mil litros de vinho. A ambição da câmara é vir também a produzir um vinho licoroso.

O rótulo, desenhado pelo cartoonista vilafranquense Vasco Gargalo, ostenta o nome “Encostas de Xira”, já registado pela câmara . O vinho ainda não está licenciado para venda mas esse é um processo que está em curso.

Se já esteve em festas do concelho e na noite da sardinha assada do Colete Encarnado, por exemplo, saiba que todo o tinto oferecido foi criado nesta quinta municipal e nesta adega. A quinta da Subserra está ligada à produção vinícola desde o século XVII. Foi adquirida pelo município ribatejano na década de 80.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1369
    20-09-2018
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1369
    20-09-2018
    Edição Vale Tejo