Sociedade | 14-09-2017 08:15

Há 143 anos a dar música em Tomar

Há 143 anos a dar música em Tomar

Banda Republicana Marcial Nabantina Nabantina comemorou mais um aniversário.

A Sociedade Banda Republicana Marcial Nabantina, no concelho de Tomar, comemorou no dia 12 de Setembro o seu 143º aniversário. Actualmente, a banda é composta por 40 músicos de todas as faixas etárias, mas onde predomina a juventude: “Temos a escola de música que é gratuita. Os nossos músicos que já estão na banda dão aulas de forma gratuita a quem entra. É um ensino gratuito e por isso conseguimos recrutar alguns jovens. Eles têm aulas de música e depois passam para a banda”, explica Filipa Fernandes, presidente da colectividade. “Dentro da banda, funciona muito com as famílias: vem o filho, depois vem a mãe e depois trazem o pai”, conclui.

Situada na Rua Silva Magalhães, na baixa de Tomar, a banda foi fundada a 12 de Setembro de 1874 pelos jovens Sebastião Campeão e José Matias de Araújo e é a mais antiga colectividade da cidade de Tomar.

Para além da música, a Nabantina conta também com danças de salão e um atelier de artes e projectos para o futuro: “Tomámos posse há dois anos e recuperámos esta casa. Recuperámos o salão, o telhado, fizemos um bar que era uma antiga arrecadação. Começamos com um novo projecto que é o teatro. Temos aqui um espaço para isso que não estava aproveitado para tal. Já temos uma peça que vai ser apresentada no Cine-Teatro Paraíso", revela Filipa Fernandes.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo