Sociedade | 16-09-2017 17:03

Arrouquelas já recebeu 1500 jovens de programa de voluntariado europeu

Arrouquelas já recebeu 1500 jovens de programa de voluntariado europeu
Foto de arquivo

Aldeia do concelho de Rio Maior, assinala chegada de jovem bielorrussa que eleva para 1.500 o número de jovens europeus recebidos ao abrigo do programa Erasmus+.

A aldeia de Arrouquelas, no concelho de Rio Maior, assinala esta segunda-feira, 18 de Setembro, a chegada de uma jovem bielorrussa que eleva para 1.500 o número de jovens europeus recebidos ao abrigo do programa Erasmus +.

Em comunicado, a H2O, associação de jovens de Arrouquelas, assinala o trabalho realizado ao longo dos últimos 15 anos, que transformou “positivamente a vida de muitos jovens”, tanto dos que vieram de outros países como os da aldeia, bem como das comunidades locais.

A jovem da Bielorrússia Ksenia Karpechenko, que chega a esta aldeia do concelho de Rio Maior, para um ano de Serviço Voluntário Europeu, junta-se a jovens de outros sete países europeus que, durante um ano, se tornam “cidadãos de Arrouquelas”, participando em projectos comunitários dinamizados pela H2O.

Os jovens são instalados numa casa alugada, pela qual ficam responsáveis, aprendem português – recebem aulas na Escola Secundária de Rio Maior, no âmbito de um acordo com a H2O – e participam, com os voluntários da associação, em actividades do Centro de Educação Especial “O Ninho”, de uma escola de primeiro ciclo, da unidade de cuidados continuados e da Sociedade S. Vicente de Paulo.

Além de participarem e ajudarem a dinamizar actividades para pessoas com doença mental ou em recuperação, para idosos, para crianças e de apoio a famílias carenciadas, os jovens são igualmente envolvidos nas iniciativas e rotinas da própria H2O.

Em 2016, a H2O recebeu o prémio “boas práticas” do Instituto Português do Desporto e da Juventude com o projecto “Fountains of Youth”, desenvolvido ao longo de dois anos com os jovens voluntários europeus e que permitiu a recuperação de uma fonte centenária.

As quatro dezenas de jovens de vários países do mundo, transformaram, nas suas férias de Verão, “um local abandonado, com uma fonte morta, num local muito aprazível”, com recurso a materiais reciclados, pneus, postes de madeira, paletes, “cestos” de pedra, entre outros, com destaque para a “wikihouse”, casa de madeira sustentável, acrescenta.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo