Sociedade | 25-09-2017 09:26

Serra do Alecrim quer famílias de acolhimento de idosos

Serra do Alecrim quer famílias de acolhimento de idosos

Centro Social na freguesia de Alcanede é um precioso apoio para diferentes gerações.

O Centro Social Serra do Alecrim quer colocar em curso dois projectos brevemente: um será a criação de um centro de enfermagem e de cuidados de saúde com serviços de enfermagem e fisioterapia para ser usufruído por toda a comunidade local; o outro é a adesão ao projecto da Segurança Social para famílias de acolhimento de idosos. “Estamos a tentar organizar o processo para ver se na comunidade há famílias que queiram aderir a este projecto e possam receber na sua casa idosos com o apoio da instituição”, explica Rute Torres, directora técnica da instituição.

Foi no ano 2000 que um grupo de habitantes da freguesia de Alcanede, no concelho de Santarém, pertencente ao Conselho Directivo da Assembleia de Compartes dos Baldios de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira, entendeu que na comunidade não existiam as respostas necessárias para acompanhar, sobretudo, as crianças e os idosos e decidiram avançar para a criação do Centro Social Serra do Alecrim. O grupo começou a dar nova vida à Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) em 2008 quando viu aprovado o projecto de construção das instalações, através do programa PARES da Segurança Social.

“Abrimos as portas do edifício em Novembro de 2011 com as valências de lar de idosos com capacidade para 30 idosos, centro de dia para 25 idosos e creche para 33 crianças. Em 2012 aderimos ao projecto das Cantinas Sociais em parceria com o Conselho Local de Acção Social de Santarém e, no mesmo ano, aumentámos a capacidade do lar para 36 camas e iniciámos o serviço de apoio domiciliário, apoiando oito idosos. Em 2013 começámos a distribuir cabazes alimentares a famílias carenciadas da zona, em parceria com o Banco Alimentar e, um ano depois, passámos a dispor de um banco de ajudas técnicas e produtos de apoio”, conta a O MIRANTE a directora técnica.

* Reportagem completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo