Sociedade | 03-10-2017 08:51

Ricardo Ribeiro e Artemsax & Lino Guerreiro vencem prémio Carlos Paredes

Ricardo Ribeiro e Artemsax & Lino Guerreiro vencem prémio Carlos Paredes

Prémio é promovido pela Câmara de Vila Franca de Xira desde 2003.

Ricardo Ribeiro, com o trabalho “Hoje é assim, amanhã não sei” e o quarteto Artemsax & Lino Guerreiro, com o “projecto Michel Giacometti” são os vencedores da edição deste ano do Prémio Carlos Paredes, promovido pela Câmara de Vila Franca de Xira. O anúncio dos vencedores foi avançado pelo município na tarde de segunda-feira, 2 de Outubro em comunicado.


O júri - este ano constituído por José Jorge Letria, representante da câmara municipal; Pedro Campos, compositor e músico; Ruben de Carvalho, crítico musical e Carlos Alberto Moniz, compositor e músico, representante da Sociedade Portuguesa de Autores - considerou que os dois projetos vencedores, sendo estruturalmente diferentes, “representam o que de melhor se faz actualmente e de forma complementar, por um lado no fado tradicional, e por outro na música tradicional, reinventada com um estilo único”.


Com um total de 26 obras a concurso, de trabalhos discográficos editados em 2016, o júri destacou a qualidade, quantidade e diversidade dos projectos apresentados. O Prémio Carlos Paredes é atribuído anualmente, desde 2003, pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, com o objectivo de homenagear um nome ímpar da cultura musical nacional e distinguir trabalhos discográficos de música instrumental não erudita, nomeadamente a de raiz popular, que tenham sido editados no ano anterior a cada edição. O primeiro vencedor do prémio foi Bernardo Sassetti, com o seu álbum “Nocturno”. Seguiram-se outros vencedores como Ricardo Rocha, Mário Laginha, Pedro Jóia, Ricardo Rocha, Rão Kyao, Carminho e Pedro Caldeira Cabral.


A data da cerimónia pública oficial de entrega do prémio, em que a população poderá assistir à actuação dos vencedores, será anunciada oportunamente pelo município.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo