Sociedade | 11-10-2017 17:40

A arte como terapia

A arte como terapia

Abrantes assinala Dia Mundial da Saúde Mental com exposição de trabalhos de utentes do serviço de psiquiatria do CHMT.

O Município de Abrantes e o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) associaram-se para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental, com a inauguração da exposição “ InterArte”, no Espaço Jovem da Câmara de Abrantes.


O enfermeiro Cesaltino Fonte, enfermeiro responsável pelo serviço de psiquiatria do CHMT, disse a O MIRANTE que nessa exposição está patente o trabalho de muitos artistas que sem formação na área das artes produziram trabalhos “muito interessantes e reveladores da evolução do tratamento através da arte que o serviço oferece”. Acrescentou ainda que é importante dar a conhecer o trabalho dos utentes do serviço de psiquiatria, para reforçar a ideia da arte como forma de terapia e inverter o estigma que acompanha muitas vezes o doente mental.


Edgar Pereira, director do departamento de Nefrologia do Hospital de Torres Novas, a representar o conselho de administração do CHMT, referiu a importância de o Centro Hospitalar sair e mostrar-se à comunidade, para revelar o que se faz “dentro de portas”. Edgar Pereira sublinhou o trabalho notório desenvolvido pela directora do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Tomar, Luísa Delgado, “que chegou a Tomar em 2002 e iniciou um serviço sozinha, que está a crescer e acessível à população da área de intervenção do CHMT”.


O vereador Luís Dias, da Câmara de Abrantes, lembrou que este dia já se assinala há vinte e cinco anos e assume cada vez mais importância pelo facto de “quase todos termos pessoas na família que em algum momento precisam de apoio psiquiátrico”. Por isso, acrescentou que é muito importante as autarquias estarem atentas à saúde pública e abrirem as portas a iniciativas como esta.


A exposição vai ficar patente no Espaço Jovem da Câmara Municipal de Abrantes até dia 3 de Novembro, de segunda a sexta-feira, das 12h00 às 18h00. As entradas são gratuitas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo