Sociedade | 25-10-2017 12:38

Celeiro da Patriarcal vai entrar em obras

Celeiro da Patriarcal vai entrar em obras
VILA FRANCA DE XIRA

Edifício é uma das principais salas de exposições do concelho de Vila Franca de Xira.

O Celeiro da Patriarcal no centro da cidade de Vila Franca de Xira, um dos principais espaços de exposições e colóquios do concelho, vai receber obras de reabilitação orçadas em 431 mil euros. A proposta foi aprovada por unanimidade numa das últimas reuniões públicas de câmara.


Em causa estão, entre outros trabalhos, a instalação do tão reclamado ar condicionado, já que durante o Verão o calor dentro do edifício é elevado. Vão ser instalados seis equipamentos que permitirão assegurar conforto térmico aos visitantes. Além desses trabalhos está também prevista a reabilitação das fachadas, feitas de modo a preservar o traço original do edifício. Os rebocos originais serão mantidos, recuperados e refeitos consoante a necessidade dos mesmos.


O espaço será também pintado, as cantarias reabilitadas e está prevista a limpeza de paredes interiores, aplicação de herbicida e fungicida na cobertura e serão também feitos trabalhos nas madeiras, vidros e pavimento do espaço. “São trabalhos que visam dar ainda mais dignidade àquele espaço que é o espaço de exposições por excelência da nossa cidade e do nosso concelho”, explica Alberto Mesquita (PS), presidente do executivo.


Durante a discussão da proposta, a oposição levantou também dúvidas face à proximidade de edifícios abandonados ao Celeiro da Patriarcal. O vereador Rui Rei, da Coligação Novo Rumo, liderada pelo PSD, defendeu mesmo que a câmara “deveria pensar uma forma de adquirir” os edifícios contíguos para dar mais condições ao Celeiro. Alberto Mesquita admite que é uma boa ideia mas que, para já, o essencial é dotar o espaço de melhores condições de conforto para quem ali vai assistir a exposições.


Algumas das principais exposições do concelho, como a CartoonXira ou a Bienal de Fotografia, por exemplo, são sempre realizadas na Patriarcal. Situado na Rua Luís de Camões, em pleno centro da cidade, o Celeiro da Patriarcal inclui, para além do edifício do Celeiro, o pátio e o portal de entrada, património classificado como Imóvel de Interesse Público e constitui a Zona Especial de Protecção Conjunta do Pelourinho de Vila Franca de Xira, Monumento Nacional desde 1910.


O edifício principal apresenta um esquema representativo das construções militares portuguesas do século XVI, com um espaço amplo de três naves de igual altura, sendo a nave central mais estreita. No edifício há pequenos pilares com ranhuras verticais destinadas ao encaixe de taipais de madeira, que permitia a colocação de diversos tipos de cereais e outros produtos agrícolas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo