Sociedade | 20-11-2017 08:39

Obra às portas de Vila Franca de Xira pronta em Dezembro

Obra às portas de Vila Franca de Xira pronta em Dezembro

Trabalhos incluem a remoção da passagem superior ali existente.

Os trabalhos em curso na Estrada Nacional 1 na entrada norte de Vila Franca de Xira, responsáveis pelos fortes constrangimentos de trânsito que se têm verificado nas horas de ponta, ficam concluídos na primeira quinzena de Dezembro.

A informação é avançada pela Infraestruturas de Portugal (IP), responsável pelos trabalhos, que visam complementar as obras já iniciadas em 2014 de colocação de um separador de rede entre as duas faixas da estrada. Os trabalhos agora em curso visam remover a passagem superior pedonal ali existente, bem como executar e adaptar passeios e separador central e criar um novo sistema de drenagem de água para corrigir os problemas com o escoamento de águas que se verificam na rotunda e no viaduto sob a auto-estrada do norte (A1). A ideia é que os trabalhos possam acabar com as frequentes inundações do túnel de acesso à ponte Marechal Carmona, que se verificam praticamente sempre que chove com mais intensidade. A obra tem um custo de 235 mil euros e a IP estima que fique concluída na primeira quinzena de Dezembro.

O troço fica situado junto à rotunda de acesso à A1 (quilómetro 24) e foi classificado de “ponto negro” em 2012 pela Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária. Há três anos foi instalada uma polémica vedação central nos 400 metros de extensão da via – que tem quatro faixas - para impedir que a população atravessasse a estrada fora das zonas seguras.

Há cerca de ano e meio o presidente de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, já notava que com as obras realizadas a passagem superior ali existente “não fazia sentido” e que por isso “era importante” que a IP fosse contactada para retirar a estrutura.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1655
    13-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1655
    13-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo