Sociedade | 28-11-2017 12:12

Diocese de Santarém recebeu o novo bispo D. José Traquina

Diocese de Santarém recebeu o novo bispo D. José Traquina

Tomada de posse decorreu no sábado, 25 de Novembro, na Sé Catedral.

José Augusto Traquina Maria tomou posse na manhã de sábado, 25 de Novembro, como novo bispo de Santarém, na Sé da Catedral de Santarém. O prelado foi nomeado como bispo de Santarém a 7 de Outubro, pelo Papa Francisco, para suceder a D. Manuel Palino, que abandonou a cargo devido à idade.


A celebração solene que marcou a chegada de D. José Traquina à Diocese de Santarém decorreu no domingo, 26 de Novembro, na Igreja de Santa Clara, numa cerimónia em que estiveram presentes diversos autarcas e representantes de outras entidades civis e religiosas,


Na cerimónia de tomada de posse, D. José Traquina disse contar com a colaboração dos presbíteros, diáconos, religiosos e leigos que exercem missões de responsabilidade na Diocese. “E todos podem contar com a minha proximidade e solicitude pastoral procurando, como ensinou São João Paulo II acerca do Bispo, proceder como um pai, um irmão e um amigo”, afirmou.


D. José Traquina tem 63 anos e nasceu em Évora de Alcobaça, distrito de Leiria. Ordenado padre em 1985 e nomeado bispo auxiliar de Lisboa em 2014, apenas em Junho deste ano é que foi ordenado bispo. O novo bispo de Santarém é mestre em Teologia Pastoral pela Universidade Católica Portuguesa, esteve vários anos ligado à preparação dos candidatos ao sacerdócio e integrou equipa formadora do Seminário de Almada e do Pré-Seminário de Lisboa.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo