Sociedade | 06-12-2017 10:36

Deficientes têm voz no concelho de Vila Franca de Xira

Deficientes têm voz no concelho de Vila Franca de Xira

Criada comissão municipal para promover a igualdade de oportunidades e a educação dos jovens contra a discriminação das pessoas com deficiência.

Fazer de Vila Franca de Xira um concelho mais inclusivo. Foi este o mote com que Alberto Mesquita (PS) presidiu, em conjunto com a vereadora Manuela Ralha, à assinatura do protocolo de instalação da Comissão Municipal para a Deficiência. A cerimónia decorreu esta terça-feira, 5 de Dezembro, na Fábrica das Palavras e está inserida nas comemorações do dia Internacional da Deficiência.

Num discurso breve, o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira frisou a importância desta comissão enquanto instrumento de participação cívica para combater a desigualdade e uma forma de criar pontes entre as várias instituições para assim continuar a construir um concelho melhor. “As pessoas com deficiência têm agora um espaço para poder colaborar de forma directa num concelho mais inclusivo”, explicou o autarca.

São também objectivos desta comissão a promoção da igualdade de oportunidades e a educação dos jovens contra a discriminação das pessoas com deficiência.

Da Comissão Municipal para a Deficiência fazem parte membros da Assembleia Municipal, das seis juntas de freguesias do concelho de Vila Franca de Xira, do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo, da Associação de Intervenção Social e Comunitária, da PSP e GNR, do Instituto da Segurança Social, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, do Hospital de Vila Franca de Xira, da CERCI Póvoa e CERCI Tejo, da Associação Mithos e do Conselho Municipal de Educação.

A cerimónia contou com ainda com a presença de vários vereadores e da deputada socialista Maria da Luz Rosinha, e contou com uma actuação musical do grupo de cordas da Universidade Sénior de Vila Franca de Xira.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1329
    13-12-2017
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1329
    13-12-2017
    Capa Médio Tejo