Sociedade | 06-12-2017 17:00

Jovens participam em iniciativas pela inclusão em Santarém

“Quanto mais jovem se aprender a respeitar a diferença, maior será a integração”, disse Tiago Leite.

Crianças com e sem deficiência participam esta semana num conjunto de iniciativas, em vários concelhos do distrito de Santarém, que visam “fixar a atenção nas qualidades do outro”, promovendo a integração, disse o coordenador da Rede Social da região.

Com o destaque da comemoração a decorrer na quinta-feira no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, as Plataformas Supraconcelhias da Rede Social da Lezíria e do Médio Tejo, daquele distrito, têm vindo a assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (03 de Dezembro) desde sábado, em iniciativas realizadas em conjunto por crianças e jovens portadores ou não de deficiência, disse Tiago Leite, director distrital da Segurança Social.

A tarde de quinta-feira será dedicada a “Diálogos Inclusivos na Deficiência”, com o debate de temáticas sobre “Quem cuida no distrito”, “Porque quem cuida deve ter cuidado!”, “E nós? – práticas de participação” e “Que inspirações e desafios para o futuro?”.

À noite realiza-se uma gala que assume o tema da comemoração deste ano, “Todos Temos um Dom”, e que vai juntar em palco jovens de seis instituições e agrupamentos de escolas para a peça de teatro “Aquele que…”, a que se seguirá um espectáculo musical com um coro constituído por pessoas com deficiência e o coro do Instituto Politécnico de Santarém, culminando com a actuação de David Antunes.

As comemorações envolvem as 14 instituições do distrito que trabalham com pessoas portadoras de deficiência e ainda os agrupamentos escolares, tendo as actividades desenvolvidas promovido a interacção entre as crianças que frequentam o primeiro ciclo de escolaridade e os utentes das instituições.

“Quanto mais jovem se aprender a respeitar a diferença, maior será a integração”, disse Tiago Leite, sublinhando que o vasto conjunto de instituições e entidades que integram as Plataformas Supraconcelhias decidiu centrar a comemoração desta data na valorização das qualidades e capacidades de cada um, “o que vale para as actividades” promovidas, mas, “sobretudo, para a vida”.

O programa conta com espectáculos de teatro e dança, actividades desportivas, jogos tradicionais e "sem barreiras" e uma missa, nas localidades de Ourém, Fátima, Rio Maior, Entroncamento, Abrantes, Santarém, Tomar e Benavente.

Até quinta-feira, no ‘hall’ do CNEMA está patente a exposição “Todos Temos um Dom”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo