Sociedade | 27-12-2017 08:53

Roturas em conduta de água reparadas em VFX depois de alertas públicos

Trabalhos foram realizados pela EPAL na sequência de alerta deixado por vereador.

Estão concluídos ou em vias de conclusão os trabalhos de reparação de várias roturas que existiam no adutor do Alviela, conduta que atravessa o concelho de Vila Franca de Xira e onde diariamente se desperdiçavam milhares de metros cúbicos de água. A informação foi avançada pelo vice-presidente da Câmara de Vila Franca de Xira na última reunião do executivo. Os trabalhos de reparação foram feitos nas últimas semanas, sobretudo em períodos nocturnos.


A situação foi noticiada por O MIRANTE em Setembro na sequência de um alerta deixado pelo então presidente da Junta de Vila Franca de Xira, Mário Calado (CDU), durante uma sessão da assembleia municipal. O agora vereador classificava de “criminosa” a quantidade de água que ali era desperdiçada. A Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL), que tem a responsabilidade daquela estrutura, já tinha afiançado ao nosso jornal a intenção de avançar “em breve” com a reparação.


Em causa, recorde-se, estavam roturas nas seis “torneiras” do aqueduto do Alviela que é usado para fornecer água a vários concelhos da Área Metropolitana de Lisboa. Duas dessas situações são registadas a norte do concelho, em Povos e em Castanheira do Ribatejo, junto à herdade Palha. Mas havia relatos de fugas também na Póvoa de Santa Iria.


O presidente dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), António Oliveira, também já tinha manifestado a sua preocupação com o problema e garantia que por várias vezes os serviços municipais já haviam notificado a empresa para proceder a obras no adutor.


A situação era particularmente sensível tendo em conta que o país se encontra em situação de seca severa e extrema, com vários municípios – incluindo Vila Franca de Xira – a adoptarem medidas de poupança de água e a apelarem aos munícipes para reduzirem os consumos ao essencial.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo