Sociedade | 11-01-2018 22:20

Sistema informático do Hospital de Santarém já funciona

Quebra no sistema informático ocorreu no dia 4 de Janeiro.

O Hospital de Santarém já tem o seu sistema informático a funcionar desde a tarde desta quinta-feira, 11 de Janeiro.

Contactado por O MIRANTE às 15h00 desta quinta-feira o presidente do conselho de administração do hospital, José Josué, referiu que a quebra estava praticamente resolvida e que até ao final do dia estaria tudo a funcionar em pleno. Situação que se viria a confirmar meia hora mais tarde.

Ainda assim, no site do Serviço Nacional de Saúde, na zona onde são disponibilizadas informações sobre o tempo médio de espera nas urgências hospitalares bem como o número de pessoas em espera, o Hospital de Santarém continua a ser o único onde tais dados não são disponibilizados, aparecendo, por defeito, a informação de que não há ninguém à espera de atendimento.

Recorde-se que a quebra no sistema informático ocorreu há uma semana, no dia 4 de Janeiro, e desde então todo o trabalho, nomeadamente pedidos de exames, consultas de resultados, emissão de receitas, altas, relatórios, entre outros, passou a ser feito como antigamente à mão e em papel.

O MIRANTE detectou o problema ao monitorizar, através do site do Sistema Nacional de Saúde, o tempo médio de espera e o número de pessoas inscritas nas urgências dos hospitais.

No caso de Santarém, a informação dada era que não havia qualquer doente em espera, nem na urgência geral, nem na obstetra ou pediátrica, sem qualquer informação sobre o facto de o sistema não estar a funcionar naquele hospital.

Entretanto, na sexta-feira, 5 de Janeiro, o presidente do conselho de administração do hospital, José Josué, explicou que o problema começou a meio da tarde de quinta-feira, dia 4, quando dois dos 126 discos de dados do sistema se queimaram.

Desde essa altura a empresa responsável pelo sistema, a Oracle, tentou solucionar a falha mas, segundo José Josué, acabou por ter que mandar vir do estrangeiro algum material.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo