Sociedade | 12-01-2018 21:01

Fernando Ferreira já anda na nova cadeira de rodas

Fernando Ferreira já anda na nova cadeira de rodas
FOTO O MIRANTE

Equipamento chegou no final do ano e vai melhorar a sua qualidade de vida.

Fernando Ferreira, um engenheiro agrário de Almeirim que sofre de esclerose múltipla, já recebeu a cadeira de rodas comparticipada pela Segurança Social. O equipamento, produzido na Suécia, chegou a sua casa no dia 3 de Janeiro, cerca de um mês mais cedo do que o previsto. Os primeiros dias têm sido de adaptação a uma nova cadeira à qual ainda não está muito familiarizado. Falta ainda uma grua para colocar a cadeira dentro do automóvel, que já foi encomendada e está previsto chegar nas próximas semanas.

“Por enquanto ainda não posso sair de carro com esta cadeira porque falta a grua. A cadeira pesa quase 200 quilos e por enquanto só posso andar pelas ruas de Almeirim, o que não é fácil porque a cadeira não sobe lancis nem as lombas. Mas foi, sem dúvida, uma boa surpresa que chegou no final do ano”, explica a O MIRANTE.

O engenheiro agrário refere que é impossível comparar o novo equipamento com a cadeira antiga. Esta é adequada ao seu tamanho, muito mais confortável, o assento é ergonómico e está preparada para que Fernando possa passar várias horas em posição vertical, o que anteriormente não acontecia. Fernando tem que estar pelo menos uma hora por dia nessa posição.

“É o mais difícil porque obriga o coração a trabalhar mais e activa músculos que já não trabalhavam há algum tempo, desde o último internamento em Alcoitão”, refere. Até a maneira de falar dele é diferente, mais perceptível, o que Fernando explica com o facto de agora estar sentado correctamente.

* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo