Sociedade | 14-01-2018 20:08

Misericórdia de Azambuja reduz refeições a carenciados

Medida surge após o fim do protocolo de financiamento que vigorava entre a Segurança Social e a instituição.

A Santa Casa da Misericórdia de Azambuja vai decidir durante a primeira quinzena de Janeiro quais as famílias que vão continuar a usufruir das refeições ao abrigo da Rede Solidária de Cantinas Sociais. A seleção será feita tendo em conta dois indicadores: o rendimento dos beneficiários e o número de pessoas que constituem o agregado familiar.

Essa medida selectiva surge depois do protocolo de financiamento entre a Segurança Social e a Misericórdia de Azambuja ter terminado. Será feito um novo acordo, mas desta vez o número de refeições diárias financiadas pela Segurança Social será reduzido de 22 para 16.

O objectivo do actual Governo era substituir o modelo de cantinas sociais pela distribuição de cabazes alimentares aos mais carenciados, algo que não é viável na Misericórdia de Azambuja. Em conversa com O MIRANTE, Cristina Ferreira, secretária geral da Misericórdia de Azambuja, explicou que a instituição não dispõe de carros refrigerados para ir buscar os produtos a Alenquer, logo não seria possível fazer o transporte dos alimentos de forma segura para depois os distribuir.

Desde o início deste novo ano que a Misericórdia de Azambuja interrompeu a distribuição de refeições, no entanto, segundo Cristina Ferreira, "ainda ninguém solicitou à Misericórdia de Azambuja ajuda para comer neste período" e, caso isso venha a acontecer, "quem o fizer nunca será rejeitado".

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo