Sociedade | 18-01-2018 07:28

Javalis começam a ser praga às portas de Vila Franca de Xira

Javalis começam a ser praga às portas de Vila Franca de Xira
Foto D.R. - Caçadores estão a ser autorizados a caçar javalis para controlar a praga

Caçadores estão a ser autorizados pelos serviços veterinários a realizar montadas.

As populações de javalis estão a aumentar todos os dias e a aproximar-se das cidades, vilas e aldeias do concelho de Vila Franca de Xira, à semelhança do que já acontece no resto do país, causando danos agrícolas e acidentes de viação, atacando outros animais e ameaçando transmitir doenças perigosas aos humanos, como a tuberculose. Por esse motivo vários grupos de caçadores da região estão a ser autorizados pelos serviços veterinários regionais a realizar montadas naquele território para caçar e controlar a população desses animais.

Uma das primeiras montadas deste ano aconteceu no dia 6 de Janeiro, pela mão dos caçadores das Quintas, Castanheira do Ribatejo, que lançaram uma caçada que permitiu apanhar nove animais, o mais pesado com quase 110 quilos. Outras montadas se seguirão nos próximos meses a cargo de outros grupos de caçadores. Apesar da situação na região não ser crítica, as autoridades querem manter a população de javalis sob controlo. As populações destes animais estão a aproximar-se dos centros urbanos em busca de comida fácil, água e abrigo.

A Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária revela no seu estudo anual que sete por cento dos javalis abatidos entre 2011 e 2016 no território nacional eram portadores de tuberculose e no último mês de Dezembro essa entidade, juntamente com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, anunciou o reforço da vigilância epidemiológica das populações de javalis no país.

* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo