Sociedade | 20-01-2018 14:47

Aprovada proposta do PSD para incluir Mação nos projectos-piloto de reflorestação

Aprovada proposta do PSD para incluir Mação nos projectos-piloto de reflorestação
Foto O MIRANTE

Um projecto de resolução para incluir o concelho de Mação nos “projectos-piloto” prioritários de reflorestação foi aprovado por unanimidade na Assembleia da República, na sexta-feira, numa proposta dos deputados do PSD eleitos por Santarém, Nuno Serra e Duarte Marques. Para os parlamentares esta iniciativa “visa corrigir a injustiça criada pelo Governo de não desenvolver este projecto experimental de reflorestação e reordenamento no concelho que mais defendeu essa iniciativa antes das tragédias” dos incêndios no último Verão”.

Duarte Marques, realça que “não fazia sentido levar este modelo de projeto-piloto a concelhos onde arderam 100 hectares e deixar de fora outro onde arderam 30 mil hectares”. Os sociais-democratas defenderam que as “áreas ardidas deveriam ser aproveitadas como oportunidade de reflorestação ordenada, geridas de forma a garantir um rendimento atrativo para os seus produtores, cumprindo ao mesmo tempo as boas práticas florestais”.

O PSD recorda que os deputados eleitos pelo círculo de Santarém propuseram ao Governo a ativação do “Plano Juncker” para investir na reflorestação. Na altura, Duarte Marques referiu que “se o plano Juncker, na sua versão inicial já permitia o investimento no território, as alterações lideradas pelo Eurodeputado português José Manuel Fernandes (PSD) tornaram ainda mais clara essa opção”

Na sequência desta iniciativa, o país vai candidatar-se ao Plano Juncker para obter financiamento para o projecto piloto de gestão florestal do Pinhal Interior, no valor de 100 milhões de euros. Sem este financiamento, “o Governo prevê investir 58 milhões de euros em arborização e rearborização do território e 125 milhões de euros no relançamento da economia”.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1363
    08-08-2018
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1363
    08-08-2018
    Capa Médio Tejo