Sociedade | 03-02-2018 11:00

Hospital CUF Santarém cria Unidade de Implantação de Pacemakers

Coordenadora do Serviço de Cardiologia considera que esse serviço é uma mais-valia para a população.

O Hospital CUF Santarém criou recentemente uma Unidade de Pacing com o objectivo de implantar pacemakers em doentes cardíacos. Segundo nota de imprensa da CUF Santarém, a implantação de pacemakers é um procedimento diferenciado na área da Cardiologia que traz vantagens aos doentes, nomeadamente os que têm sintomas associados a batimento cardíaco anormalmente lento, como síncope, tonturas ou cansaço fácil, entre outros problemas cardíacos. Os pacemakers são pequenos dispositivos implantados sob a pele do peito, ligados ao coração, tendo como objectivo assegurar o batimento cardíaco normal dos pacientes.


A coordenadora do Serviço de Cardiologia do Hospital CUF Santarém, Isabel Monteiro, considera que a criação desta unidade é uma “mais-valia” para a população e assegura que na Unidade de Pacing os doentes poderão encontrar uma “vasta equipa de médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, profissionais de saúde de excelência, com formação avançada no tratamento e diagnóstico das doenças cardíacas”, explicou.


A primeira intervenção cirúrgica da Unidade de Pacing já foi realizada com a implantação de um pacemaker numa doente de 74 anos, feita com recurso a anestesia local. Na Europa existem cerca de dois milhões de portadores de pacemaker. Em Portugal são implantados cerca de sete mil por ano, estimando-se que possam existir cerca de 250 mil portadores destes aparelhos.


Desde Julho de 2015 que o Hospital CUF Santarém integra o Grupo José de Mello Saúde contando actualmente com mais de 120 colaboradores entre médicos, enfermeiros, auxiliares de acção médica, administrativos. Com uma área de 6.378 metros quadrados, o Hospital CUF Santarém é uma unidade moderna e que dispõe de uma oferta abrangente nas áreas médico-cirúrgicas, servindo oito concelhos da região e uma população de mais de 190 mil habitantes.


A unidade de saúde dispõe de 22 camas para internamento médico-cirúrgico, quatro camas para cuidados intermédios, além de um atendimento permanente e uma vasta oferta de exames. O Hospital CUF Santarém integra a rede nacional de hospitais e clínicas CUF que inclui sete hospitais, um instituto e várias clínicas em todo o país.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo