Sociedade | 08-02-2018 17:48

Notas nos andores dos santos para pagar promessas

Notas nos andores dos santos para pagar promessas
AMIAIS DE BAIXO
Foto O MIRANTE

Tradição cumpre-se todos os anos em Amiais de Baixo, concelho de Santarém.

Em Amiais de Baixo, no concelho de Santarém, as promessas aos santos mais queridos da população da freguesia são pagas em notas pregadas com alfinetes nas vestes das imagens ou em fitas colocadas nos andores por altura das festas anuais em honra do mártir São Sebastião.

Na tarde de domingo, 4 de Fevereiro, a tradição cumpriu-se e foram muitos os que participaram ou assistiram ao cortejo religioso. São Sebastião, a quem é dedicada a romaria, e Nossa Senhora da Graça, a padroeira da vila, são os que recebem a maior parte das oferendas.

Nossa Senhora da Graça ostenta também, no manto que cobre a imagem, o ouro que os fiéis lhe vão oferecendo ao longo dos anos, quer como sinal de devoção quer para pagar promessas.

“As jóias que a santa traz são ofertas que as pessoas fazem por causa de promessas e às vezes também oferecem mãos ou pernas de cera quando as pessoas fazem uma promessa relacionada com uma doença”, explica Maria Violante, 48 anos, pertencente à Comissão de Festas.

A santa padroeira vai ainda coberta de vestes de seda que são oferecidas ou confeccionadas por pessoas da zona.

Quanto ao dinheiro angariado nos festejos anuais, é destinado à Comissão da Igreja, à Junta de Freguesia de Amiais de Baixo e reverte ainda favor da festa, para financiar o programa do ano seguinte, explica a O MIRANTE o presidente da Junta de Freguesia de Amiais de Baixo, Duarte Neto.

* Reportagem completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo