Sociedade | 16-02-2018 14:20

Descobrimentos inspiram Sarau Anual do Círculo Cultural Scalabitano

Descobrimentos inspiram Sarau Anual do Círculo Cultural Scalabitano
Foto DR

Espectáculo será apresentado no sábado, dia 24 de Março.

O Círculo Cultural Scalabitano (CCS) apresenta o seu Sarau Anual nos próximos dias 24 e 25, no Teatro Sá da Bandeira, inspirado no “imaginário dos Descobrimentos” e envolvendo as várias valências desta associação cultural da cidade de Santarém.

O espectáculo, que será apresentado no sábado (dia 24) à noite e no domingo (25) à tarde, envolve os elementos do Veto Teatro Oficina, do Coro, da Orquestra Típica e do Ballet da Academia de Dança e Expressão Corporal, que seguirão um guião de José Ramos, encerrando as comemorações dos 63 anos do CCS, afirma uma nota da associação.

Colocando a ação no “Museu da Epopeia Portuguesa”, nas salas “Das Descobertas”, “Do Mercado no Oriente” e da “Etnografia Ribatejana”, o espetáculo convidará a uma “deambulação pelo imaginário dos Descobrimentos”, com os atores, músicos e bailarinos das secções e academias do Círculo a conduzirem os espetadores “numa viagem com navegantes, religiosos e militares”.

“Nesta viagem, seremos guiados por Camões, Fernando Pessoa e Fernão Mendes Pinto, numa acção que alterna tempos e épocas, mas isso... é o sortilégio do teatro!”, afirma a nota.

A encenação e direcção de actores são da responsabilidade de Nuno Domingues, dirigindo os maestros António Matias o coro e Abílio Figueiredo a orquestra, sendo as coreografias de Encarnação Noronha.

Eliseu Raimundo, presidente da direcção do CCS, lembra o significado do sarau anual da instituição, iniciado logo em 1955, no então Teatro Rosa Damasceno, sobretudo nas primeiras décadas de existência da associação, num tempo em que o país “não se preocupava com a educação e muito menos com uma verdadeira educação artística, numa sociedade fechada sobre si mesma”.

Lembrando que eram as actividades culturais e desportivas proporcionadas pelas associações que “permitiam à população encontrar-se e formar a sua sensibilidade e gosto”, Eliseu Raimundo refere os espectáculos musicais, teatrais e desportivos que estas promoviam e que, “de outro modo, não havia possibilidade de apreciar numa cidade pacata de ‘província’”.

Recuperando a memória do sarau realizado em maio de 1959 e que teve a sua primeira parte transmitida em directo pela então Emissora Nacional, com apresentação de Lança Moreira, o presidente do Círculo Cultural Scalabitano realça que este continua a ser o momento escolhido para apresentar o trabalho desenvolvido ao longo do ano pelas várias valências do CCS.

“Embora os tempos sejam outros, o grande objectivo do nosso Sarau é o de apresentar aos sócios, à cidade e ao concelho, um pouco do que é hoje o Círculo Cultural Scalabitano”, na impossibilidade de mostrar, “em tão pouco tempo, tudo aquilo que é a actividade cultural desta instituição”, salienta.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo