Sociedade | 18-02-2018 12:41

Porto de contentores da Castanheira do Ribatejo a funcionar no início de 2019

Porto fluvial da Castanheira do Ribatejo, terá dois hectares e a plataforma logística 100 hectares.

O porto da Castanheira do Ribatejo, no concelho de Vila Franca de Xira, vai começar a receber contentores até ao princípio do próximo ano, afirmou Pedro Virtuoso, da ETE - Empresa Tráfego e Estiva.

"Neste momento estamos na fase de consultar os empreiteiros para começar a obra e esperamos, no final deste ano ou no princípio de 2019, começar a operar o porto", disse.

Pedro Virtuoso falava no Congresso do Tejo III-Mais Tejo, Mais Futuro, que decorre até sábado, em Lisboa, e que contou com a presença do atual ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, na sessão de abertura.

De acordo com o responsável, o porto fluvial da Castanheira do Ribatejo, terá dois hectares e a plataforma logística 100 hectares.

O cais será construído sobre estacas e terá de 23 metros de frente de rio por 23 metros de profundidade, acrescentou.

O porto vai funcionar diariamente o ano inteiro e o transporte será feito através de barcaças com capacidade para cerca de 100 contentores.

A navegabilidade através do rio Tejo é de 41 quilómetros de Lisboa ao terminal, por comparação com a distância rodoviária, que é de 51 quilómetros, salientou.

Também a presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL), Lídia Sequeira, na sua intervenção na sessão de abertura do congresso, falou acerca da importância de promover a navegabilidade do Tejo, como aconteceu no passado.

Conseguir que "se possa subir até ao interior do país em condições ambientalmente mais favoráveis e esse é o nosso grande objectivo", disse a responsável, referindo a possibilidade de transferir para o Tejo uma parte do transporte que se faz por estrada.

Lídia Sequeira realçou ser "um imperativo" da APL contribuir para a monitorização da qualidade das águas do Tejo, principalmente no seu estuário.

Nesse sentido, foi apresentada uma candidatura ao Fundo Azul para realizar no estuário do Tejo a monitorização permanente, em tempo real, do estado das águas, um projecto da APL em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo