Sociedade | 21-02-2018 11:25

21 restaurantes servem enguias em Salvaterra de Magos

21 restaurantes servem enguias em Salvaterra de Magos
Foto O MIRANTE

Para além da gastronomia, a novidade deste ano será a primeira edição da Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais.

De 1 de Março a 1 de Abril a enguia vai ser prato do dia em 21 restaurantes do concelho de Salvaterra de Magos com a realização de mais uma edição do Mês da Enguia. Enguias fritas com arroz de feijão, ensopado de enguias, caldeirada de enguias ou enguias grelhadas são algumas das várias formas de cozinhar o petisco e que vão constar nas ementas dos 21 restaurantes que aderiram ao Mês da Enguia: Dom Roberto, O Escaroupim, A Casinha, Casa João da Quinta, A Tasquinha do Marujo, Preto & Branco, Zé do Moinho e Parque Real (todos em Salvaterra de Magos), O Pinto, Zé da Marreta, O Bom Garfo, Flor da Vila, o Canto do Vaz, O Pote, O Cantinho de Marinhais (todos em Marinhais) e Tira-Picos, Tanana's, Barragem de Magos e Adega da Rosa (os quatro em Foros de Salvaterra) e O Souto (em Muge).


Para além da gastronomia, a novidade deste ano será a primeira edição da Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais que contará com 100 expositores. O certame terá lugar no Pavilhão Inatel em Salvaterra de Magos, onde decorrerá grande parte da animação musical com destaque para a música popular portuguesa, nomeadamente a actuação dos dez ranchos folclóricos do concelho, bandas filarmónicas, marchas populares. Neste local sobem também a palco o grupo Farra Minhota e o artista de stand-up comedy Aldo Lima e Ricardo & Henrique que actuam a 17, 24 e 31 de Março, respectivamente. O certame promove ainda os passeios de barco no Tejo, cinco exposições (O Paço Real de Salvaterra de Magos – Cronologia Histórica, Avieiros, Vagabundos do Tejo de Carlos Pinto, A Diversidade do Traje Gloriano – Artes do Pormenor no Traje Feminino, Profissões D'Antigamente “O Barbeiro e a Modista” e Mulheres de Hana Tischler), a Falcoaria Real Património da Humanidade da Unesco, a décima edição do Festival das Sopas, o alojamento e as casa de vinho locais. Estão ainda garantidas várias demonstrações de colectividades locais e acções culturais e desportivas.


“O Mês da Enguia já se estendeu para além do território do concelho e da região, superando em cada ano que vai passando o número de visitantes”, destaca o presidente do município, Hélder Esménio (PS) durante a apresentação do certame no Edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos, referindo que só o ano passado foram consumidas mais de 6,5 toneladas de enguias.


Para o presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, o Mês da Enguia é mais do que um evento, é um investimento para o concelho. Relembrou ainda quando foi fazer há dois anos a abertura da Quinzena das Enguias em Benfica do Ribatejo, juntamente com o presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro. Na altura, conta, a presidente da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo admitiu que não gostava de enguias e pediu costeletas de porco. “Foi quando aproveitei para tirar uma fotografia em tom de brincadeira”, revela Ceia da Silva, dizendo que subscreve por completo os eventos associados aos produtos endógenos. “Uma feira medieval é igual em Caminha ou em Vila Real de Santo António, mas o Mês da Enguia só existe em Salvaterra de Magos”, defende o presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo.


O chefe de cozinha e responsável técnico pelo certame vai continuar a ser Luís Machado. No entanto, como não pode estar presente no evento foi representado por Noélia Costa, natural de Salvaterra de Magos e formada na Escola Profissional da vila, que sublinhou a inovação e evolução que os restaurantes locais têm colocado nos seus pratos e naqueles que apresentam ao longo do evento.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo