Sociedade | 21-02-2018 16:43

GNR iniciou sensibilização à prevenção de fogos

Proprietários têm até 15 de Março para limparem os seus terrenos.

O projecto "Prevenir já", desenvolvido pela GNR no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios 2018, arrancou hoje no concelho de Ourém, no distrito de Santarém, com várias acções de sensibilização.

O presidente do Município de Ourém, Luís Albuquerque, disse que esta acção do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR iniciou-se hoje de manhã com dez brigadas, que vão percorrer todo o concelho durante dois dias, acompanhados dos presidentes das juntas e de técnicos da autarquia.

"O objectivo é sensibilizar todos os proprietários de terrenos situados dentro do perímetro que a lei prevê para a necessidade de limpeza urgente dos seus espaços", adiantou Luís Albuquerque.

O autarca salientou que a GNR tem todos os terrenos georreferenciados, pelo que tem conhecimento de todos os locais que se enquadram na lei.

Os proprietários têm até 15 de Março para limparem os seus terrenos. Findo esse prazo, a GNR irá autuar os mesmos e as câmaras poderão substituir-se nesse serviço e cobrar posteriormente o pagamento dos trabalhos.

"Tem de ser feita alguma coisa neste sentido, mas esta medida é também um pouco aliviar a responsabilidade para cima das câmaras", considerou o presidente.

Luís Albuquerque entende que o tempo que é dado para afectar recursos humanos é "impossível de cumprir", até porque "não há pessoas em número suficiente para este trabalho".

Além disso, "são conhecidas as dificuldades financeiras dos municípios e, uma vez mais, são as câmaras a pagar [adiantado] para serem ressarcidas sabe-se lá quando".

No sentido de sensibilizar os munícipes para a limpeza dos terrenos, Luís Albuquerque revelou que a Câmara vai enviar um "’infomail’ para casa de todos os habitantes" e irá afixar em ‘mupis’ ao longo do concelho informação sobre o assunto.

Foi ainda feita comunicação aos párocos das várias freguesias para que divulguem a necessidade destas acções e estão previstas várias sessões de esclarecimento e sensibilização.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo