Sociedade | 22-02-2018 10:40

Câmara de Santarém elogia obras na escola de Almoster

Câmara de Santarém elogia obras na escola de Almoster
Foto O MIRANTE

Escola integrada no Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano tem actualmente 22 crianças a frequentar o pré-escolar e 22 o primeiro ciclo.

A ampliação e a requalificação da escola básica situada na sede da freguesia de Almoster, no concelho de Santarém, foram assinaladas esta quarta-feira, 21 de Fevereiro, com uma visita às instalações, que, segundo a vereadora da Educação, representam “um ganho” para as crianças.

A escola, a funcionar há um mês, depois de vários atrasos na realização da obra, passa a reunir alunos que estavam dispersos por quatro estabelecimentos – a escola de primeiro ciclo agora renovada e o jardim-de-infância que funcionava numa sala cedida pela junta de freguesia, em Almoster, e duas escolas de primeiro ciclo nas povoações de Vila Nova do Coito e Casal da Charneca.

A vereadora da Câmara de Santarém com o pelouro da Educação, Inês Barroso, disse que o edifício passou de uma estrutura com um hall e uma única sala de aula para duas salas para alunos do primeiro ciclo, uma sala para jardim-de-infância, uma sala polivalente, uma copa de apoio, uma zona para funcionários, sanitários novos, com uma parte adequada aos alunos do pré-escolar, e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

A obra, orçada em cerca de 250.000 euros, veio proporcionar “condições muito superiores” e “ganhos”, nomeadamente pedagógicos, pois, em vez de turmas que reuniam os quatro anos de escolaridade em três estabelecimentos dispersos, passa a existir uma turma para alunos de primeiro e segundo ano e outra para alunos de terceiro e quarto ano, afirmou a vereadora e vice-presidente da Câmara de Santarém.

Inês Barroso referiu igualmente “o ganho de tempo para as brincadeiras”, pela redução de deslocações a que as crianças estavam obrigadas, uma vez que, no modelo anterior, a carrinha da junta de freguesia tinha de ir buscar os alunos para o almoço, que se fazia na sede da Associação Recreativa e Cultural de Almoster, o mesmo acontecendo para a frequência das actividades de enriquecimento curricular.

“Esse tempo de deslocação era retirado ao lazer e à brincadeira”, disse, sublinhando ainda as vantagens para os docentes, que têm agora condições para uma maior interligação, e na rentabilização de recursos, desde informáticos, biblioteca e das assistentes operacionais.

A escola, integrada no Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, tem actualmente 22 crianças a frequentar o pré-escolar e 22 o primeiro ciclo, tendo em conta que alguns dos alunos, sobretudo de Casal da Charneca, passaram para a escola da freguesia vizinha da Póvoa da Isenta.

A decisão do município de requalificar o estabelecimento situado na sede da freguesia gerou, em 2016, o protesto de alguns pais de Casal da Charneca, que contestaram o projeto e a opção por módulos prefabricados durante as obras por entenderem que poderiam ser usadas as escolas entretanto encerradas.

O município justificou a opção pelos prefabricados com a necessidade de formar as turmas já de acordo com a tipologia do edifício, na expectativa de que as obras seriam concluídas ainda no decurso do ano letivo 2016-2017.

Inês Barroso disse que divergências com o empreiteiro arrastaram a obra para lá do previsto, só tendo sido possível fazer a mudança no passado dia 22 de janeiro, decorrendo a visita ao espaço, ao final da tarde de hoje, quando este está já em pleno funcionamento e “humanizado” (com objectos e decorações já colocados por alunos e professores).

A vereadora adiantou que, com as obras nas escolas básicas da Portela das Padeiras e do Vale de Santarém, "a iniciar o mais depressa possível", o parque escolar do concelho fica "mais adequado às necessidades", respondendo às situações que a Carta Educativa apontava como a necessitar de intervenção mais urgente.

Outras intervenções decorrerão na escola de Amiais de Baixo, a necessitar de obras "de vulto" na cobertura, e do Mergulhão, no espaço exterior e na segurança da circulação de peões, e em "melhorias que há sempre para fazer" em espaços exteriores de jogo e recreio, disse.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo