Sociedade | 20-03-2018 10:09

Manifestação de funcionários de escola da Póvoa de Santa contra falta de pessoal

Câmara de Vila Franca de Xira refere que é apenas responsável pelo pessoal não docente do ensino pré-primário, tendo para o efeito afectado 13 auxiliares.

Os trabalhadores não docentes do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Santa Iria, em Vila Franca de Xira, manifestam-se esta terça-feira, 19 de Março, contra a falta de pessoal, alertando que a segurança dos alunos "está comprometida".

A acção de protesto, convocada pelo Sindicato em Funções Públicas, vai realizar-se junto à escola básica do Casal da Serra e pretende chamar a atenção para o reduzido número de auxiliares nas sete escolas deste agrupamento, como explicou Francelina Pereira, do Sindicato em Funções Públicas.

"É um protesto pela falta de auxiliares e pelo elevado ritmo de trabalho que essa situação origina. São reclamações que têm sido feitas ao longo do tempo, mas que nunca são ouvidas", apontou.

A sindicalista explicou que, dada a escassez de funcionários, "existe uma grande rotatividade entre todas as escolas".

"É um agrupamento muito grande e funciona como a história da manta. Para se tapar de um lado destapa-se do outro. Infelizmente, a direcção do agrupamento prefere fingir que nada se passa e vai permitindo esta situação vergonhosa", apontou.

Francelina Pereira ressalvou que a falta de funcionários não docentes afecta sobretudo a segurança dos alunos, sublinhando que no agrupamento estudam muitas crianças com necessidades educativas especiais.

"Noutro dia, para cúmulo, havia só uma auxiliar e, nesse dia, um menino com trissomia 21 foi encontrado com uma pedra na boca. Imagine se alguma tragédia acontecesse, contou.

A Lusa tentou contactar o Agrupamento de Escolas da Póvoa de Santa Iria, mas até ao momento ainda não obteve resposta.

Fonte da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, referiu que a autarquia é apenas responsável pelo pessoal não docente do ensino pré-primário, tendo para o efeito afectado 13 auxiliares.

No total das sete escolas do Agrupamento da Póvoa de Santa Iria estudam 3.609 alunos, sendo que destes 307 são do pré-escolar, 1.173 do primeiro ciclo, 644 do segundo ciclo, 1.078 do terceiro ciclo e 407 do ensino secundário.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo