Sociedade | 01-04-2018 18:06

Primeira meia hora à borla em parque de Vila Franca de Xira

Primeira meia hora à borla em parque de Vila Franca de Xira
O objectivo é permitir estacionamento simples e rápido a quem precisa de ir ao comércio local

Junta de freguesia está a estudar novos moldes de funcionamento para o parque de estacionamento que explora junto aos bombeiros da cidade, de modo a torná-lo mais atractivo e impulsionar o comércio.

A Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira está a estudar a possibilidade de tornar gratuita, na primeira meia hora, a utilização do seu parque de estacionamento situado à entrada da cidade, junto ao quartel dos bombeiros. É objectivo do presidente da junta, João Santos (PS), ter essa medida implementada até ao final deste ano.
“Não podemos mudar Vila Franca de Xira no que ao estacionamento diz respeito, a junta não tem escala para isso. O que podemos fazer é oferecer modestos contributos. No parque 25 de Abril queremos alterar o sistema de taxas e a tarifa”, explica a O MIRANTE. O autarca afiança que o objectivo principal é permitir estacionamento simples e rápido a quem precise de ir ao comércio local ou ao centro da cidade durante a primeira meia-hora.
“O que estamos a estudar é a possibilidade de ter a primeira meia hora à borla e o valor que iríamos cobrar nessa meia hora ser diluído nos restantes períodos”, explica. O autarca garante que a iniciativa não significará custos acrescidos para os utentes. “Queremos garantir que não haverá incremento da receita. O epicentro não é aumentar as receitas da junta mas sim dinamizar o comércio local”, explica.
O autarca diz que a medida precisa de ser bem estudada para garantir essa neutralidade de orçamento e incluir, também, os utilizadores que têm uma tarifa mensal específica para guardar os carros naquele parque.
A ideia já está a merecer a aprovação de alguns comerciantes com quem O MIRANTE
falou. Joel Sousa, que explora um café nas proximidades, acredita que é uma “ideia positiva” que já “devia ter sido incrementada há mais tempo”. Também Fernando Oliveira, que tem uma frutaria no centro da cidade, acredita que a ideia pode ser uma mais-valia. “Há pessoas que às vezes só precisam de parar para deixar um documento, ir buscar os filhos ou marcar uma consulta. Ou virem aqui comprar alguma coisa que lhes falte para fazer o jantar. E assim podem parar lá o carro sem chatices e num espaço vigiado. Acho boa ideia”, defende.
O parque 25 de Abril é uma das maiores mais-valias de estacionamento de Vila Franca de Xira e há vários anos que, apesar das diversas tentativas, se tenta dinamizar uma solução para o local mas sem efeitos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo