Sociedade | 23-04-2018 14:31

Primeira vítima de legionella a agir na justiça reclama 200 mil euros

Primeira vítima de legionella a agir na justiça reclama 200 mil euros

Acção cível arrancou esta segunda-feira, 23 de Abril, no Tribunal de Vila Franca de Xira.

Arrancou segunda-feira, 23 de Abril, no Tribunal de Vila Franca de Xira, a audiência prévia do primeiro pedido cível interposto por uma vítima do surto de legionella de 2014, que reclama uma indemnização de 200 mil euros.

Em tribunal reuniram-se advogados das diferentes partes, do queixoso e das várias empresas que, à data, eram suspeitas de serem as autoras do surto, incluindo a Solvay, Central de Cervejas e Adubos de Portugal.

O advogado do queixoso, Varela de Matos, pediu a dispensa da Solvay e da Central de Cervejas na sequência da acusação criminal entretanto avançada pelo Ministério Público, que tornou arguidos a Adubos de Portugal, General Electric e sete pessoas, entre técnicos e administradores.

A sessão serviria para marcar data para julgamento mas o tribunal afirmou não ter ainda elementos suficientes para marcar o julgamento e deverá fazê-lo numa sessão que ficou marcada para dia 28 de Maio.

Varela de Matos representa ainda mais cinco vítimas do surto, adiantando que a maioria “pede indemnizações semelhantes”. Caso venham a ser julgadas culpadas, as empresas poderão ter de pagar até um milhão de euros só a estas cinco vítimas.

“O processo já tem acusação deduzida no processo crime e nela o Ministério Público concluiu que há pessoas infectadas e que morreram em consequência deste surto, se aos arguidos lhes faltará ou não dinheiro para pagar a todas as vítimas é um problema deles”, considerou.

Na sessão compareceram também perto de uma dezena de vítimas para manifestar a sua solidariedade. Alfredo Notário, da associação de apoio às vítimas, diz que é “a esperança” que ainda as move a lutar pelos seus direitos na justiça. Justiça que, considerou, “está a demorar tempo demais” para concluir o caso.

* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo