Sociedade | 24-04-2018 17:01

Festa do Vinho & Chocolate de regresso ao Cartaxo

Festa do Vinho & Chocolate de regresso ao Cartaxo
Foto arquivo O MIRANTE

Certame realiza-se no Pavilhão Municipal de Exposições entre 27 de Abril e 1 de Maio.

A Festa do Vinho está de regresso ao Pavilhão Municipal de Exposições do Cartaxo de 27 de Abril a 1 de Maio. A Câmara do Cartaxo, organizadora do evento, voltou a desafiar produtores, a convidar enólogos e instituições de ensino a marcarem presença no certame e apostou num conjunto de iniciativas de animação musical, provas de vinho, demonstrações de cozinha ao vivo e manteve o espaço infantil que no ano passado fez as delícias dos mais pequenos. As tasquinhas prometem o melhor da gastronomia regional.

Durante cinco dias os produtores e as casas agrícolas vão oferecer os sabores e aromas dos seus vinhos. O chocolate vai ocupar bancas e ateliês. A música vai subir ao palco e as tasquinhas das associações do concelho vão ser um espaço de convívio e de divulgação da melhor gastronomia da região e da excelência do vinho do Cartaxo. O certame abre portas na sexta-feira, 27 de Abril, a partir das 15h30, com o seminário “As Adegas Cooperativas e Novos Mercados”, que vai pôr à conversa os profissionais do sector. O seminário integra também a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Vinhos da Campanha 2017 do Melhor Vinho na produção do concelho do Cartaxo e da região Tejo.

A inauguração do certame está prevista para as 19h00 com a presença das entidades oficiais e convidados e será animada com a actuação do grupo Cantigas da Terra e do Rancho Folclórico do Cartaxo que vai abrir o programa de animação. O showcooking é inaugurado pelas 21h00. Todos os dias haverá provas de vinhos. A noite continua nas tasquinhas ao som do DJ Thiago Riko.

No sábado, 28, destaque para um ateliê de Chocolate Mini Chef (15h00), que vai repetir-se no domingo e terça-feira (último dia do certame). O Grupo de Bombos de São Marçal, de Ponte de Lima, vai animar a tarde de sábado. Pelas 17h00, a zona de showcooking recebe a enóloga Maria Vicente, da Casa 1927, e a Escola Profissional do Vale do Tejo vai estar presente numa prova comentada de cocktails (19h00). O Grupo de Dança Desportiva da Sociedade Filarmónica Cartaxense sobe ao palco pelas 17h30. A noite vai ser animada com o concerto dos Ús Sai de Gatas (22h00).

No domingo, 29, destaque para a actuação do Grupo de Dança Hip Hop do Ateneu Artístico Cartaxense, a partir das 17h00. Os vinhos da Adega Cooperativa do Cartaxo vão ser postos à prova e comentados pelo enólogo Pedro Gil (16h00) e às 18h00 vão estar em prova os vinhos do Casal da Fonte. A Banda d'Ká sobe ao palco pelas 22h00.

Na terça-feira, 1 de Maio, último dia do certame, o dia é dedicado ao Campino. A partir das 10h00, as ruas da cidade recebem campinos, amazonas e cavaleiro num desfile que conta com a participação do Rancho Folclórico do Cartaxo e da banda da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense. No recinto da festa realiza-se, a partir das 15h00, o Festival de Folclore Infantil. Durante a tarde destaque ainda para a última prova comentada de vinhos, conduzida pela enóloga Verónica Pereira. Às 17h30, realiza-se um showcooking com a chef Marta Simões.

* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo