Sociedade | 25-04-2018 07:57

Memorial de homenagem aos combatentes do Ultramar no Tramagal

Memorial de homenagem aos combatentes do Ultramar no Tramagal
ABRANTES
FOTO O MIRANTE

Está localizado na Rua do Mercado frente ao Largo dos Combatentes da Grande Guerra.

Um memorial em homenagem aos combatentes de Tramagal que participaram na chamada Guerra do Ultramar foi inaugurado no dia 21 de Abril. Localizado na Rua do Mercado, frente ao Largo dos Combatentes da Grande Guerra, o monumento apresenta três placas de pedra representando os três ramos das Forças Armadas, onde estão gravados os nomes dos vários países referentes à Guerra no Ultramar. Inclui um memorial com a inscrição “Para que a memória não se perca”, referente ao combatente do Tramagal João Lourenço Nunes, o único militar da freguesia que perdeu a vida na Guiné, em Fevereiro de 1968.

A cerimónia foi presidida pelo secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, pelo presidente da Liga dos Combatentes, tenente-general Chito Rodrigues e pela presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, e do presidente da Junta de Tramagal, Vitor Hugo Cardoso. Marcaram presença em grande número outras individualidades civis e militares, familiares, população, militares e ex-combatentes, com destaque para a presença de vários núcleos locais da Liga.

A construção do monumento partiu da sociedade civil, através de um grupo de ex-combatentes da freguesia, acompanhado pelo Núcleo de Abrantes da Liga dos Combatentes. A Câmara de Abrantes e a Junta de Tramagal assumiram o investimento, que rondou os oito mil euros, tendo ainda contado com outros apoios, em particular da empresa Diorama.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo