Sociedade | 26-04-2018 18:28

Vão ser plantadas 400 árvores na estrada entre Almeirim e Tapada

Vão ser plantadas 400 árvores na estrada entre Almeirim e Tapada

Reflorestação da zona acontece sete anos após operação polémica de corte de árvores.

A Câmara de Almeirim vai plantar um total de 400 árvores na Estrada Nacional 114, entre a cidade e a localidade da Tapada, sete anos depois de terem sido cortadas, por razões de segurança, duas centenas de árvores. A situação na altura levantou polémica e críticas e a operação de corte acabou por ser suspensa.

Neste momento está previsto o abate de mais árvores que estão em más condições. No lugar destas e das que já tinham sido cortadas em 2011 vão ser colocadas árvores de três espécies.

O município já colocou cinquenta árvores, estando previsto a continuação da operação de florestação durante este ano de 2018. As espécies foram escolhidas a partir de informação que a autarquia pediu ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, segundo informa o presidente da câmara, Pedro Ribeiro.

O autarca adianta que o instituto também deu indicação das árvores que estão em risco de caírem e que vão ser cortadas em breve. As espécies escolhidas são os choupos negros, choupos brancos e freixos de folha estreita.

O abate das espécies há sete anos foi contestado pela oposição e pela Associação do Património de Santarém. Ainda com a polémica quente, as circunstâncias acabaram por dar razão ao autarca em Janeiro de 2013, quando um carro que circulava de Almeirim para Santarém embateu numa árvore que tinha caído para a estrada segundos antes.

O embate provocou ferimentos ligeiros na encenadora do grupo de teatro de Almeirim “Narizes perfeitos”, Fernanda Narciso, que conduzia o carro, e em duas actrizes, de 16 e 17 anos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo