Sociedade | 27-04-2018 17:30

Hélder Pereira apresentou-se como candidato à presidência do Politécnico de Santarém

Hélder Pereira apresentou-se como candidato à presidência do Politécnico de Santarém
FOTO O MIRANTE

Actual vice-presidente do instituto diz que não lidera uma candidatura de continuidade nem de ruptura, mas sim um projecto para um novo ciclo.

“Envolver para Desenvolver” é o mote da candidatura de Hélder Pereira à presidência do Instituto Politécnico de Santarém, onde vai ter a concorrência de José Mira Potes, actual director da Escola Superior Agrária de Santarém. A apresentação à comunicação social decorreu na manhã desta sexta-feira, 27 de Abril, no Santarém Hotel, onde Hélder Pereira surgiu acompanhado pelos dois candidatos da sua lista a vice-presidentes, Teresa Serrano e Abel Santos.

Hélder Pereira - vice-presidente do IPS, tal como Teresa Serrano - aponta a sua experiência e profundo conhecimento da instituição, onde é professor desde 1998, como mais valias que quer colocar ao serviço da comunidade académica. O candidato já foi também subdirector geral do Ensino Superior entre 1998 e 2000, chefe de gabinete do secretário de Estado do Ensino Superior e 2001 e 2002, tendo ocupado outros cargos de relevo tanto na Escola Superior de Gestão de Santarém como no IPS. É doutorado em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa.

Do seu vasto caderno de encargos, destaca-se a proposta de criação de um Conselho Regional de Desenvolvimento Estratégico composto pelas chamadas forças vivas da região que ajude também a repensar a oferta formativa adequando-a às necessidades da região.

A internacionalização, o desenvolvimento de parcerias no âmbito da formação e investigação com outras instituições de ensino nacionais e estrangeiras, o debate interno sobre a possibilidade de os politécnicos passarem a conferir doutoramentos e o reforço da ligação entre a presidência do IPS e as várias escolas superiores são algumas das pedras de toque da candidatura. Hélder Pereira garante que se for eleito vai passar um dia por semana numa das escolas do instituto, para contactar a comunidade académica e recolher sugestões, inteirar-se dos problemas e prestar esclarecimentos.

As eleições para a presidência do IPS estão marcadas para dia 19 de Junho. Aos 21 elementos do Conselho Geral do IPS cabe escolher entre Hélder Pereira e José Mira Potes para suceder a Jorge Justino.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo