Sociedade | 01-05-2018 21:36

Feira das Tertúlias de Vila Franca de Xira para promover a festa brava

Iniciativa marcada para os dias 5 e 6 de Maio junto à praça de touros da cidade.

Nos dias 5 e 6 de Maio, a Associação de Tertúlias Tauromáquicas de Vila Franca de Xira vai realizar a primeira Feira das Tertúlias no concelho. De acordo com Nelson Lima, presidente da associação, o objectivo passa por congregar todos os aficionados da festa brava e apresentar os “pequenos museus tauromáquicos” que são as tertúlias. “Queremos dar a conhecer a toda a gente a cultura e o património de Vila Franca de Xira”, explicou a O MIRANTE.

Vão estar presentes as tertúlias da cidade de Vila Franca de Xira, bem como de Alhandra e da Calhandriz, numa festa que se pretende que seja de todo o concelho e para a qual a organização parte com as expectativas em alta. “Este é o primeiro passo de projectos mais ambiciosos que temos para demonstrar a importância do movimento tertuliano”, afirmou Nelson Lima.

O evento vai contar com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, que o considera de uma “extrema importância” num momento em que a festa brava “atravessa um momento muito complicado”, numa alusão ao crescimento dos movimentos anti-taurinos . “Temos de preservar este património, pois sem ele seremos apenas mais um município igual a todos os outros da Área Metropolitana de Lisboa”, afirmou o vereador António Félix.

A programação para os dois dias pretende congregar os visitantes em redor da Praça de Touros Palha Blanco que vai estar equipada com uma zona de restauração onde vão ser servidas refeições, de forma a que os visitantes não se tenham que se deslocar à cidade para comer. O ponto alto da feira acontece no domingo, dia 6, com a já tradicional Corrida de Toiros das Tertúlias, que conta com a alternativa do cavaleiro David Gomes.

Para os mais jovens também vai haver uma novilhada no sábado, onde vão estar presentes seis escolas de toureio, nas quais se destaca a Escola de Toureio José Falcão, sediada no concelho. Vai ser ainda possível assistir a uma largada, a um colóquio sobre o movimento tertuliano, que decorre nas arcadas da praça, a um espéctaculo de fado e fandango, com a actuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arcena.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo