Sociedade | 01-05-2018 11:48

Protocolo para obras na Igreja de Santa Iria

Protocolo para obras na Igreja de Santa Iria
Foto O MIRANTE

Município de Santarém, Diocese de Santarém e Fábrica da Igreja de Santa Iria acertam agulhas para intervenção em templo na Ribeira de Santarém.

A Câmara Municipal de Santarém, a Diocese de Santarém e a Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Iria da Ribeira de Santarém assinaram esta segunda-feira, 30 de Abril, um protocolo que visa a requalificação da Igreja de Santa Iria, na Ribeira deS antarém, que se encontra fechada há cerca de 20 anos e em avançado estado de degradação.

Um relatório elaborado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) refere a necessidade de uma intervenção no imóvel de forma a que o mesmo possa ser requalificado e reaberto ao público tão breve quanto possível.

O templo pertence à Igreja Católica mas a intervenção vai ser promovida pela Câmara Municipal de Santarém e objecto de candidatura a financiamento da União Europeia. O orçamernto previsto é de 823 mil euros, devendo contar com apoio comunitário de 85%.

A Igreja de Santa Iria, classificada como imóvel de interesse público desde 1978, é um templo de origem medieval que sofreu importantes intervenções nos séculos XVI e XVII. Nas suas imediações passa a movimentada linha ferroviária do Norte, que estará na origem das brechas que foram aparecendo em parte do templo, pondo em causa a sua estabilidade. A Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Iria da Ribeira de Santarém é a proprietária do imóvel e não tem meios financeiros para proceder à sua recuperação.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo