Sociedade | 05-05-2018 18:19

Workshop Get Innovation mostrou necessidade de novas profissões

Sessão foi promovida pela NERSANT e pelo Instituto Politécnico de Santarém.

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém e o Instituto Politécnico de Santarém (IPS) estão a dinamizar o projecto Get Innovation que aproxima a nova realidade da indústria 4.0 das organizações. Na sequência do projecto, realizou-se na Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém (ESGTS), no dia 2 de Maio, uma sessão sobre Internet e Segurança de Dados onde foram dissecados os desafios e oportunidades do tema, bem como o futuro do trabalho, com a extinção de algumas profissões e a criação de outras.

Inovação, tecnologia, cloud, cibersegurança, big data, robotização, digitalização e cientistas dos dados apresentam-se como parte do léxico corrente e emergente das empresas da actualidade, trazendo os mesmos desafios e oportunidades a serem explorados.

O evento começou precisamente pela apresentação do projecto e seu plano de actividades por parte da NERSANT, seguindo-se a intervenção de Filipe Madeira, professor da ESGTS, que explanou o conceito de IoT (Internet of Things) como sendo “um conjunto de equipamentos aos quais damos a capacidade de interagir com a Internet”, podendo os mesmos ser, por exemplo, sensores de áreas tão distintas como a Medicina e a Indústria. No que toca aos big data, “são um conjunto gigantesco de dados que podem aferir padrões, tendências, etc.” que, adicionando equipamentos e sensores “tornam esses dados ainda maiores”.

O interveniente seguinte foi Gonçalo Lobo Xavier, do CESE - Comité Económico e Social Europeu que apresentou o futuro do trabalho e como as profissões se vão adaptar, evoluir e reconstruir. “Muitas profissões vão deixar de existir mas há a oportunidade de criar outras”, disse, complementando que está em curso uma mudança organizacional com “a robotização e digitalização de processos” e aceitar que milhares de empregos vão desaparecer mas que novas profissões vão nascer.

O workshop foi realizado ao abrigo do Get Innovation, programa que pretende preparar os sistemas organizacionais e produtivos do tecido empresarial da região da Lezíria do Tejo para os princípios da Indústria 4.0., promovendo o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras e associando-se ao conceito de “fábrica inteligente”. Este projecto conta com o apoio do Programa Operacional Regional - Alentejo 2020.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo