Sociedade | 08-05-2018 19:55

Festival de Letras de Santarém continua mas com mudanças

Festival de Letras de Santarém continua mas com mudanças
Foto O MIRANTE

Primeira edição da iniciativa não teve a adesão esperada. Oposição fala em “fiasco”.

A Câmara Municipal de Santarém vai avaliar o que correu mal na primeira edição do Festival de Letras de Santarém, que decorreu na Casa do Campino de 21 a 29 de Abril, e implementar algumas alterações que permitam potenciar a adesão de público na edição do próximo ano. A garantia foi deixada pela vereadora da Cultura, Inês Barroso (PSD), que garantiu que o certame é para continuar apesar de a edição de estreia não ter tido o movimento esperado. Perante essa realidade, o município decidiu reduzir de 200 euros para 50 euros o custo de participação dos editores e livreiros presentes, que poucas publicações venderam.

A autarca admitiu que a realização do Festival de Letras num período coincidente com outros eventos, como o programa das comemorações do 25 de Abril e as Cortes e Lendas, levou a uma dispersão de público que terá afectado a iniciativa que decorreu na Casa do Campino, um local da cidade que não fica num ponto de passagem.

O assunto foi levantado pelo vereador Rui Barreiro (PS) que considerou “interessante” a ideia do festival mas classificou a edição de estreia como “um fiasco”, tendo em conta o dinheiro investido, cerca de 23 mil euros mais IVA, para além dos funcionários envolvidos e outras despesas. E sugeriu que a haver nova edição esta não coincida no tempo com outros eventos, tendo ainda proposto que os livreiros que participaram este ano ficassem isentos de pagamento. Sugestão que não foi aceite pela maioria PSD.

Inês Barroso disse na última reunião de câmara que o balanço ainda não estava feito mas discordou do termo “fiasco” para classificar o festival, assumindo que há arestas a limar e reconhecendo que o local e o calendário escolhidos podem não ter sido os melhores. “Mas é um certame para continuar a fazer em Santarém”, garantiu a vereadora.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo