Sociedade | 16-05-2018 18:08

Obras na EN3 entre Torres Novas e Entroncamento ainda este ano

Projecto está quase concluído e concurso para a empreitada deve ser lançado durante o próximo Verão.

O presidente da Câmara de Torres Novas, Pedro Ferreira (PS), revelou que o concurso público para a empreitada de requalificação do troço da Estrada Nacional (EN) 3 que liga o Entroncamento a Torres Novas deve ser feito este Verão.

Essa estrada, em mau estado há anos, tem sido alvo de pequenos e insuficientes arranjos, que não têm contribuído para uma melhoria das condições de segurança dos inúmeros automobilistas que, diariamente, nela circulam. O pavimento encontra-se muito degradado e as bermas muito rebaixadas em algumas zonas. Recorde-se que se registou uma intensificação do tráfego diário nesse troço após a introdução de portagens na A23.

Em Março de 2017, já tinha sido anunciada por O MIRANTE a abertura de um concurso para o projecto de requalificação desta estrada, por procedimento de ajuste directo, com um custo estimado em 30 mil euros (mais IVA). Este iria incidir no troço entre a rotunda no Nicho de Riachos, concelho de Torres Novas, e o limite do concelho do Entroncamento.

Questionado esta semana sobre este atraso, o presidente da Câmara de Torres Novas esclareceu que “no mandato anterior foi lançada a execução do projecto para não ser uma simples reposição de pavimento, mas melhorar significativamente todo o troço, também com saneamento (valetas, etc...), tendo sido adjudicado esse serviço a uma empresa. O projecto está na fase final de execução.

Como garantia financeira para a obra, que irá representar valores significativos, foi deliberado pela câmara e assembleia municipal a contratação de um empréstimo, cujo processo já decorreu e ficará concluído no presente mês de Maio. O presidente acrescentou ainda que será então feito “o lançamento do concurso público para a obra durante o Verão”, pelo que espera que a mesma comece ainda este ano.

A Estrada Nacional 3, embora de âmbito nacional, foi há alguns anos desclassificada, deixando de ser da responsabilidade da empresa estatal Infraestruturas de Portugal, para ficar sob a tutela da Câmara de Torres Novas, até ao limite do concelho com o Entroncamento.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo