Sociedade | 17-05-2018 10:49

Encontro de antigos colaboradores do Rádio Clube do Entroncamento

Antigos colaboradores vão reunir-se num almoço de convívio no dia 31 de Maio.

Fundadores e colaboradores da antiga rádio pirata "Rádio Clube do Entroncamento", surgida em Abril de 1984 e que depois da atribuição de frequências adoptou a designação RCE-Rádio, vão reunir-se num almoço de convívio no dia 31 de Maio, feriado, na Quinta das 3 Ribeiras, no Entroncamento.

O Rádio Clube do Entroncamento resultou da iniciativa de um grupo de amigos daquela localidade, que incluía dois estudantes da Faculdade de Letras de Lisboa, José Carvalho e João Carlos Morgado, que era rádio amador; um técnico de electricidade, José Martins, (já falecido), também apaixonado pelo rádio amadorismo e que foi quem construiu o primeiro emissor; um ferroviário e melómano chamado Luís 'Jimmy' Perdigão e um trabalhador que dava apoio a um gabinete de contencioso de uma organização sindical, Alberto Bastos, e que frequentava o curso de Comunicação Social da Universidade Nova de Lisboa em regime pós-laboral.

A primeira emissão foi feita a partir de um apartamento localizado por cima da Caixa Geral de Depósitos do Entroncamento, na noite de 30 de Abril de 1984.

Nos primeiros tempos as emissões do Rádio Clube do Entroncamento eram difundidas dos mais variados locais, na frequência de 107.5 Mhz FM. Tinham uma duração de uma ou duas horas e eram precedidas de um anúncio, feito normalmente através de pequenos papéis fotocopiados distribuídos pela cidade.

Ao grupo inicial foram-se juntando outros entusiastas e, segundo os organizadores do encontro, o levantamento de antigos colaboradores feito para o almoço, identificou cerca de centena e meia de pessoas, que ao longo dos anos, fizeram da rádio o seu passatempo, realizando programas sobre os mais diversos temas, difundido os mais diversos tipos de música e trabalhando voluntariamente como locutores, entrevistadores, técnicos e noticiaristas.

Com a legalização das rádios locais e a atribuição de alvarás a partir de 1989, o Rádio Clube do Entroncamento constituiu-se como cooperativa e adoptou a designação de RCE-Rádio, passando mais tarde Rádio Cultura e Espectáculo, nome com que ainda emite, utilizando a frequência inicialmente atribuída ao concelho da Golegã.

As confirmações de presença para o almoço de 31 de Maio devem ser comunicadas até dia 23, através dos telemóveis 963 042 330 (Arnaldo Lopes) ou 939 766 207 (João Graça 'Saruga').

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo